Reduzir os problemas ambientais decorrentes da eliminação do soro das indústrias de queijo e, ao mesmo tempo, propiciar o seu aproveitamento, o que gerará nova fonte de renda para essas indústrias.
É com esse objetivo que a PESAGRO-RIO, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a EMATER-RIO e a Embrapa, vem desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado “Estudo sobre a produção, otimização da coleta e da concentração do soro de queijo no Estado do Rio de Janeiro”, financiado pela FAPERJ.
Segundo o coordenador do projeto, Oriel Fajardo de Campos, foram visitadas 50 indústrias de queijo no estado, preenchidos questionários sobre os estabelecimentos e obtidas informações sobre a produção de queijos e de soro.
Foram recolhidas amostras do soro produzido e levadas ao laboratório da UFF para análises físico-químicas e microbiológicas de sua composição. Brevemente, serão divulgados os resultados do projeto, dentre eles a indicação da melhor localização de unidades processadoras para recebimento do soro produzido na sua área de influência e transformação em produtos de maior valor agregado.