As dúvidas e fake news quanto à relação da alimentação e o coronavírus são crescentes. Confira os esclarecimentos do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4), que abrange o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Assunto mais comentado pelo mundo nas últimas semanas, o Coronavírus tem deixado a população bem apreensiva. Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.
Com a pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde, as dúvidas e fake News quanto à relação da alimentação e o vírus são crescentes, para maiores esclarecimentos, o CRN-4, a partir das orientações do Ministério da Saúde, destaca as orientações de prevenção para essa relação.
“Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus”, diz o comunicado do CRN-4.
Eles reafirmam a importância de realizar a lavagem frequente das mãos, principalmente antes de consumir alimentos.
O procedimento correto de lavagem das mãos pode ser encontrado no link abaixo:
http://anvisa.gov.br/servicosaude/controle/higienizacao_simplesmao.pdf
Dicas
Além da lavagem adequada das mãos,
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Em relação a segurança dos alimentos reforçamos as condutas adotadas pela RDC 216/2004 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
– Colocar em prática a etiqueta respiratória que consiste nos seguintes itens:
* Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
* Não compartilhar objetos de uso pessoal (como copos, talheres, pratos e garrafas).
* Manter os ambientes bem ventilados.
O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Argumenta ainda que vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. O vírus só é transmitido entre humanos e não sobrevive mais de 24 horas fora do organismo humano ou de algum animal.
O Conselho Regional lembra ” que uma alimentação saudável, com base nos alimentos in natura, sempre variada e a ingestão de água é sempre importante para a prevenção de diversas doenças”.
Para consultar o que é fake news, acesse:
https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus
Para saber mais sobre o vírus, acesse:
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus