O gatos veem o mundo com menos cores e menos definição que seus donos, porém contam um campo de visão mais extenso e possuem capacidade muito superior a dos humanos para enxergar no escuro (Foto: Christel SAGNIEZ /Pixabay)
Tem quem não admire a beleza dos olhos dos gatos? Eles são intensos e chamam a atenção.Mas já parou para pensar em como funciona a visão deles? Se você acha que eles enxergam como os humanos, está enganado.
Os gatos não enxergam tantas cores, mas também não veem em preto e branco como muitos pensam. A retina humana possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores.
Já no caso dos gatos, de acordo com alguns estudos, eles reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo. Com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem perceber os detalhes dos objetos, por exemplo.
“Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° – o do ser humano é de 180°. Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla”, explica o veterinário da Max Cat, Marcello Machado.
Para tentar aproximar da nossa realidade como seria a visão de um gato comparada a dos humanos, o artista gráfico Nickolay Lamm produziu algumas imagens, assessorado por oftalmologistas especializados em animais, como esta abaixo.
Visão noturna
Quando se fala em percepção de cores, a visão dos felinos é inferior a nossa, mas este cenário é diferente quando o assunto é a visão noturna.
“O gato enxerga no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que os humanos, e isso se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro”, ressalta Machado.
Tal capacidade visual dos gatos não significa que eles enxergam na escuridão completa, mas, sim, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca.