Na contramão da crise, o setor de pets se mantém aquecido, com destaque para o mercado online. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 132 milhões de animais de estimação no Brasil.
A expectativa de faturamento desse segmento é de R$ 20 bilhões neste ano, conforme indica um estudo desenvolvido pelo Grupo GS& Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro.
Por trás desses números estão tutores ávidos por novidades e alternativas para o bem-estar de seus bichinhos. E essa demanda vai impulsionando o surgimento de novos nichos e de ofertas de produtos diferenciados, principalmente pela internet.
É o caso do Botica Pets, loja virtual que vende suplementos alimentares 100% naturais e sem conservantes, utilizando ingredientes como cenoura, beterraba, alcachofra e maracujá.
“Sabemos que, assim como nós, os pets precisam de um cuidado especial em todas as fases da vida. Para isso, temos uma linha de produtos focada em prover equilíbrio e bem-estar para os pets. Suplementos 100% naturais e funcionais, que promovem benefícios no organismo do pet, por meio da ação conjunta dos ingredientes presentes nas fórmulas. Cada fórmula tem uma particularidade e indicação, promovendo benefícios específicos”, explica Vitória Rocha, médica veterinária da Botica Pets.
Medicina alternativa
Cada vez mais as pessoas estão buscando a prevenção e o tratamento de enfermidades em terapias naturais para a sua vida e de seus animais. Isso se dá pela consciência cada vez maior da importância da chamada Medicina Integrativa.
Segundo a veterinária, “´é uma tendência em todo o mundo que busca identificar e combater as causas profundas das doenças, cuidando do corpo como um sistema integrado e não somente como uma união de órgãos independentes dividida por especialidades médicas”.
E-commerce
O e-commerce (comércio eletrônico) de pet shop vem se mostrando um nicho de mercado muito promissor. Segundo estudos do Mercado Pet Brasil de 2018, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento desse setor no País teve um crescimento de 7,9% em 2017 em relação ao ano anterior, tornando o Brasil o terceiro do mundo em faturamento de produtos para animais, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido.
O crescimento desse mercado global, em 2017, foi superior a 13% na comparação com o período anterior e o Brasil obteve um percentual de 5,1%.
“Somos uma empresa de pequeno porte e a nossa atuação hoje é nacional. Entregamos em todo o Brasil. O mercado online é uma forma de alcançar tutores em todo o país, oferecendo os benefícios dos nossos suplementos para os pets onde quer que estejam”, afirma Vitória.
Como começar
Montar um e-commerce de pet shop do zero, no entanto, não é algo tão simples. Como todo empreendimento, a organização e o conhecimento do mercado são essenciais para obter um bom desempenho da atual ou futura loja virtual.
De acordo com João Paulo Arraes, do portal E-commerce Brasil, especialista em mercado online, é necessário realizar um mapeamento e um estudo das concorrentes do seu nicho de mercado.
“Construir um bom plano de negócio te ajudará a verificar os pontos fortes e fracos a serem trabalhados, te ajudando a realizar uma estratégia organizada e com garantía”, afirma ele, listando um panorama geral de possíveis oportunidade de negócios dentro do segmento:
- Pet Food: segmento que realiza a venda de rações para o uso diário, bifinhos, snacks, patês, rações úmidas. O pet food, com certeza, é o segmento mais lucrativos das lojas virtuais de pet shop.
- Pet Serv: são os serviços de adestramento, a venda direta no site pode não ocorrer se o proprietário preferir, mas o agendamento nesse segmento de pet shop é possível. Além de oferecerem hotéis para os animais, especialmente em épocas de viagens, como as de final de ano.
- Pet Care: pode ser realizado uma mescla de segmentos em conjunto ao pet food, já que a maioria dos donos quando procuram comida para seus pets, também irão procurar algo como um shampoo, perfume e até mesmo os remédios mensais como o vermífugo.
- Pet Vet: é necessário para atendimento, em muitas das vezes, 24 horas. Como a venda de medicamentos específico para seu animal doente, e também agendamento de consultas diretas com a clínica.
Destaque da revista A Lavoura
Na edição impressa da revista A Lavoura nº 722, o destaque foi o mercado pet. Em nossas reportagens, é possível ficar por dentro de várias opções e informações sobre esse setor, indicadas para quem ama e cuida bem do bichinho de estimação. A publicação já está disponível em nossa Biblioteca.