Conquista reafirma a qualidade crescente dos vinhos brasileiros no cenário internacional, especialmente da Serra Gaúcha, região que tem se consolidado como referência na produção de vinhos finos (Foto: Divulgação/ Jolimont)
Um vinho brasileiro conquistou um lugar de destaque no renomado concurso Chardonnay du Monde, realizado na Borgonha, França, entre os dias 11 e 13 de março. O Jolimont Chardonnay Reserva 2023, da vinícola Jolimont, localizada em Canela, Rio Grande do Sul, foi o único rótulo brasileiro a figurar entre os 18 melhores do mundo na 32ª edição da competição.
O Chardonnay du Monde é uma das competições mais prestigiadas do setor vinícola, contando com a participação de 500 amostras de 34 países.
Os vinhos foram avaliados por um júri composto por 200 especialistas internacionais, que premiaram as melhores bebidas com medalhas de ouro e prata. Cerca de 25% do júri é composto por representantes de outros países, todo o restante é formado por especialistas franceses.
O concurso elege os dez melhores vinhos do evento na categoria “Top 10”. Neste ano, de forma inusitada, 18 vinhos atingiram pontuações idênticas e dividiram a posição.

Jolimont Chardonnay Reserva 2023, da vinícola Jolimont, fica entre os melhores do mundo. Foto: Divulgação
Além do Jolimont Chardonnay Reserva 2023, que integrou o “Top 10”, outros dois rótulos brasileiros foram agraciados com medalhas de ouro: o Blanc de Blanc Nature, da vinícola Garibaldi, e o Gazzaro Gran Reserva Safra 2020, da vinícola Gazzaro, ambas da Serra Gaúcha.
Na categoria de medalha de prata, o Brasil também marcou presença com quatro rótulos: Amitié Oak Barrel Safra 2022, Shard (da vinícola Uva, de Chapada Diamantina, Bahia), Gazzaro Gran Reserva Safra 2021 e Pinto Bandeira IR Safra 2022, da vinícola Aurora.
LEIA MAIS:
Na Serra Gaúcha ou no sertão baiano, dicas de enoturismo nas férias
Pinto Bandeira conquista Denominação de Origem para produtos vinícolas