Pequena, com 10 a 15 centímetros de diâmetro, a abóbora BRS Tortéi é especial para compor pratos da culinária, como a receita de massa recheada italiana que originou seu nome, além de ser ótima opção para produção agroecológica
Cada planta de abóbora BRS Tortéi pode produzir até 50 abóboras, de tamanho pequeno — 10 a 15 cm de diâmetro —, de polpa alaranjada, consistência firme e rica em carotenoides. A nova variedade recebeu este nome por ser apropriada ao preparo de tortéi — uma massa tipo ‘ravióli’ recheada com creme de abóbora, típica da culinária italiana.
Por seu tamanho reduzido, a Tortéi também é excelente opção para ser servida inteira, recheada, em porções individuais, além de ser apropriada também para o preparo de vários pratos salgados. Segundo Rosa Lia Barbieri, responsável pela pesquisa da Embrapa Clima Temperado, a variedade crioula é adequada para cultivo agroecológico e a durabilidade dos frutos pode chegar a até um ano.
Longa durabilidade
Devido ao tamanho reduzido, a nova cultivar possui um formato achatado com gomos salientes e coloração da casca que varia. “A cor da casca dos frutos vai mudando ao longo do tempo após a colheita, desde o verde-acinzentado até o rosado e alaranjado”, observa a pesquisadora. Segundo ela, os frutos maduros também podem ser utilizados para decorar
ambientes, em cestas, recipientes de madeira, vidro ou cerâmica, sobre mesas e aparadores, enfeitando salas, cozinhas e restaurantes.
Destacar a cultura da culinária italiana é uma das opções para os produtores que se interessarem pelo cultivo da BRS Tortéi. A Embrapa indica as melhores práticas e o comportamento da abóbora durante o cultivo, e orienta os agricultores sobre como produzirem as sementes.
No entanto, para adquirir as primeiras sementes e dar início à produção, a Embrapa firmou uma parceria com a Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur/Conaterra e está disponibilizando o material através da Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Capão do Leão. Pedidos podem ser feitos pelo telefone (53) 3275-9291 ou pelo email encpl.snt@embrapa.br.
Características da BRS Tortéi
- Muito produtiva: 50 frutos por planta
- Dura até um ano após a colheita
- Plantio entre setembro a novembro
- Colheita entre fevereiro a abril
- Na culinária: pratos salgados e resgate cultural de descendência de famílias italianas
- Na decoração: coloração variada e tamanho pequeno permitem adequação em recipientes
- Mercado: devido ao tamanho, é indicada para porção individual, consumidores que moram sozinhos ou famílias pequenas.
Cristiane Betemps – Embrapa Clima Temperado