Monsanto está em fase de multiplicação de uma semente de soja transgênica inédita no mundo, resistente a ervas daninhas e a insetos, desenvolvida especialmente para o Brasil, e poderá lançá-la
comercialmente nas próximas safras. A soja Intacta RR2 Pro foi aprovada em 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
“A nova soja foi desenvolvida pensando na produção no Brasil, onde as plantas daninhas e as pragas são os principais entraves para a produção agrícola. Nesta fase de desenvolvimento, fazemos melhoramento genético de novas cultivares para ter o registro. Em paralelo, começamos a produção de sementes para disponibilizar ao agricultor,” afirmou Geraldo Berger, diretor de Regulamentação da empresa. Segundo ele, a Monsanto já está multiplicando as sementes para conseguir ter um volume que considera suficiente para as principais regiões produtoras, e somente depois fará o lançamento no país. “Logo que tivermos volume suficiente, a soja será lançada em 2012/13”, estima Berger. “Vamos fazer um trabalho bastante grande na próxima safra com agricultores, para que eles conheçam a tecnologia” acrescentou.
Quando chegar ao mercado, a soja será mais uma alternativa para produtores reduzirem os gastos com defensivos na lavoura. O diretor evitou comentar sobre eventuais ganhos de produtividade com a nova soja, dizendo apenas que os testes são “promissores”: “se alguém tem o controle de plantas daninhas e resistência a insetos, protegendo a planta desses fatores, é possível ampliar o potencial produtivo, com a expectativa de um aumento da produtividade em função dessas características”, pondera.
Segundo a estimativa do diretor da consultoria Céleres, Anderson Galvão, a Monsanto tem prometido um ganho de produtividade de 8% com a nova soja, que deverá ser plantada para multiplicação em cerca de 60 mil hectares em 11/12.
Berger afirma ainda que a forma de trabalho com a soja Roundup Ready, resistente ao herbicida glifosato, repetiu-se: o estabelecimento de parcerias entre a Monsanto, outras empresas de melhoramento genético e produtores de sementes para desenvolver o novo produto, que oferece, além do RR, a tecnologia Bt, de proteção contra insetos. Segundo a Céleres, na safra 11/12 a soja RR, plantada em larga escala no Brasil há vários anos, estará presente em 82,7 % das lavouras do Brasil, em uma área de 20,8 milhões de hectares, contra 18,4% na temporada 2011.