Conheça opções naturais para combater e manter os insetos longe das plantas e que não causam problemas para pessoas, pets e para o ambiente
Plantas com flores exuberantes e repletas de folhas verdes é o sonho de todos que gostam de cultivar o verde, seja um belo jardim ou vasos no interior da residência. Mesmo com toda dedicação e cuidados dispensados, insetos indesejados podem atacar a vegetação e causar danos.
Para livrar-se rapidamente do problema, muitas vezes, é mais fácil recorrer ao prático uso de produtos químicos prontos para uso, mas existem outras formas eficazes, mais seguras e econômicas, de eliminar e manter as pragas longe das flores e plantas, garantindo seu crescimento saudável.
Saudáveis para humanos, pets e meio ambiente
O engenheiro agrônomo Gilberto Cardoso explica que para se livrar dos insetos que atacam o jardim e vasos de plantas em varandas e dentro de casa, como pulgões, caracóis, formigas, lagartas e lesmas, os inseticidas caseiros são ótimos para o trabalho.
“Ao contrário dos inseticidas industrializados, os naturais não causam poluição e não fazem mal à saúde de serem humanos e de pets”.
Outra vantagem dos produtos caseiros, é que podem ser feitos na residência usando ingredientes já disponíveis na despensa “Além de naturais, são bastante eficazes para conservar o jardim sem a presença de insetos sem o risco de prejudicar a saúde da planta e dos moradores”, salienta.
O especialista ensina algumas receitas de inseticidas para cochonilhas. “Todos foram testados e aprovados em cartilhas agronômicas, artigos científicos, testes reais, então, são bastante confiáveis” diz.
Inseticidas naturais para cochonilha
Óleo mineral + detergente neutro
Em 1 litro de água acrescentar 1% de óleo mineral (10 ml de óleo) e 1% de detergente neutro (10 ml de detergente), em seguida agitar e fazer pulverizações foliares para controle de cochonilhas.
Calda de fumo + água de sabão
Para preparar a calda de fumo, é preciso picar meio palmo de fumo de corda e colocar em um litro de água com u,a xícara (café) de álcool. Deixar de molho durante 24 horas. E, por fim, identificar o recipiente para evitar acidentes.
Para preparar a água de sabão, basta misturar uma colher (sopa) de sabão de coco raspado em um litro de água quente e dissolver todo o sabão.
Para usar o inseticida, acrescentar cinco colheres (sopa) da calda de fumo em um litro de água e misturar com um litro da água de sabão. Depois, é só pulverizar ou regar as plantas com essa mistura, procurando molhar bem, principalmente por baixo das folhas.
Samambaia do mato + água
São necessárias 500 gramas de folhas secas ou 100 gramas de folhas frescas (ou secas) de samambaia do mato e deverão ser colocadas em um litro de água por 48 horas. Em seguida, é preciso coar e diluir em 10 litros de água, cuja diluição será pulverizada nas plantas.
Querosene + óleo mineral + amido
Para fazer esse inseticida, é necessário misturar 300 ml de óleo mineral, 20 ml de querosene e 100 g de amido em 10 litros de água.
O agrônomo recomenda que, antes das aplicações, as plantas sejam previamente irrigadas, para não correr o risco de “queimar” folhas e flores e, também, para melhorar o espalhamento do produto.
Quanto ao horário e clima ideais para aplicação do inseticida natural, ele sublinha que “qualquer produto usado em plantas, seja fertilizante, repelente natural ou químico, é recomendado que seja aplicado quando o dia estivar mais fresco, de preferência ao final da tarde”.
Outras opções naturais e muito eficazes
Além das cochonilhas, outros insetos, igualmente malquistos, também atacam a vegetação doméstica, como pulgões, caracóis, formigas, lagartas e lesmas, podendo causar diferentes tipos de dano às flores e folhas.
Também para essas pragas, os inseticidas naturais são excelente escolha saudável, segura e barata para garantir um jardim lindo e florido, livre de invasores. Veja outras receitas que o site HomeIt elaborou com ingredientes disponíveis do dia a dia que podem ser feitos em casa.
Inseticida caseiro de coentro
O coentro é um aliado no combate dos pulgões. Para fazer esse inseticida é fácil e rápido. Bastam10 folhas de coentro e um litro de água.
A preparação é simples. É preciso ferver a água e colocar as folhas de coentro. Desligar o fogo, tapar a panela e deixar descansando por 10 minutos. Coar essa infusão e pulverizar o líquido nas plantas de vasos ou do jardim.
Inseticida caseiro de sabão em barra
É alternativa eficaz para remover ácaros, percevejos e cochonilhas. Para fazer esse inseticida caseiro são necessários cinco litros de água, três quilos de sabão de coco picado e dois litros de óleo mineral.
O modo de preparo é colocar todos os ingredientes, menos o óleo mineral, em uma panela e dissolvê-los no fogo.
Quando a mistura estiver uniforme, acrescentar o óleo aos poucos, sempre mexendo para envolver bem. Aguardar que a misture esfrie e pulverizar sobre as plantas até que a infestação termine.
Inseticida caseiro de alho e pimenta
Perfeito para repelir insetos que atacam o jardim. Para fazê-lo é simples, bastam 100 gramas de alho, 100 gramas de pimenta e dois litros de álcool.
Primeiro, é preciso triturar o alho e a pimenta no liquidificador ou usando um mixer. Depois, colocar essa mistura de temperos em um recipiente de cor escura e acrescentar o álcool.
Deixar descansando por 7 dias e ,então, já é possível usar o inseticida. Para isso, diluir 100 ml da mistura em 10 litros de água e pulverizar nas plantas. Repetir a operação até que as pragas sumam.
Inseticida caseiro de cebola
A cebola também é uma aliada para combater cochinilhas, pulgões e lagartas. Para fazer esse inseticida caseiro é simples e os ingredientes são 200 gramas de cebola e dois litros de água.
Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e deixar a mistura em uma garrafa escura por 10 dias. Depois desse período, diluir 330 ml do preparo em um litro de água e aplicar nas plantas.