Feira é uma das principais do setor orgânico no País
Seis empresas que integram a rede OrganicsNet da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) estarão presentes na próxima edição da BioBrazil Fair/Biofach América Latina, uma das principais feiras do setor de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis do País. O evento será realizado de 8 a 11 de junho no Anhembi, em São Paulo.
Com investimentos nas áreas de bovinocultura leiteira, caprinocultura de corte, produção de mel e derivados, cultura de mangas, entre outras, a Fazenda Tamanduá, no sertão paraibano, está ampliando sua linha de produtos derivados da apicultura biodinâmica, e durante a feira, mostrará ao público, além dos produtos tradicionais, novidades como o extrato de própolis biodinâmico e cápsulas de spirulina, um tipo de microalga indicada para o reforço do sistema imunológico.
A empresa voltou a produzir melão e melancias biodinâmicas e arroz colorido, castanho e negro, graças a uma parceria com a Embrapa Meio-Norte. Para o proprietário da Fazenda Tamanduá, Pierre Landolt, as perspectivas para o mercado de orgânicos no Brasil são muito positivas, “apesar de o setor crescer de forma muito lenta”.
“Considerando não somente a preocupação cada vez maior dos consumidores em relação à qualidade e a origem dos produtos, mas também a atual crise dos insumos, o setor orgânico, com suas técnicas originais, pode ser uma resposta mais barata e sustentável em matéria de adubação e defensivos”, destaca Landolt.
Grãos

Feijão orgânico. Crédito: Paulo Lanzetta/Embrapa
A Coopernatural, cooperativa do Rio Grande do Sul, está expandindo sua linha de grãos orgânicos e levará para a BioBrazil sete tipos de feijão e sete tipos de arroz. “Parece algo simples, mas no setor orgânico organizar agricultores (do Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Paraíba) para produzir todos estes grãos é algo muito desafiador”, salienta o diretor-presidente da cooperativa, Ricardo Fritsch.
Segundo ele, “apesar dos avanços como a legislação brasileira, que também favorece os pequenos agricultores com instrumentos como certificação participativa, por meio da Organização de Controle Social (OCS), o mercado de orgânicos precisa ampliar a cooperação com outros países”.
Além disso, ressalta Fritsch, os agricultores orgânicos necessitam de uma linha de crédito “realmente efetiva e com recursos representativos”. O empresário afirma ainda que a cadeia de produção orgânica precisa ser contemplada pela reforma tributária, a fim de “motivar mais agricultores a fazer a conversão para o orgânico, e principalmente para beneficiar o consumidor”.
Geleias
A Novo Citrus, também do Rio Grande do Sul, estará lançando na BioBrazil uma linha de geleias diferenciadas, como a de tangerina com especiarias e combinações com pequenas frutas como uva e mirtilo e laranja com kinkan. “Também será lançada a nossa saborosa e refrescante limonada”, informa o diretor comercial William Rocha.
Segundo ele, o setor orgânico começa a se recuperar após o impacto da pandemia. “No varejo em geral se percebe uma procura maior no pós-pandemia. Restaurantes, lanchonetes e cafeterias, que sobreviveram à crise, também estão aumentando suas compras devido ao maior fluxo de pessoas”.

Geleia orgânica de mirtilo será uma das novidades da feira. Crédito: Divulgação
Ovos
A Raiar Orgânicos, empresa de São Paulo, vai apresentar ao público seu carro-chefe, que são os ovos orgânicos e, além disso, participará de uma mesa-redonda organizada pela Folio sobre a importância do mercado de proteínas orgânicas.
“Nosso modelo de produção é baseado em tecnologia, fomento ao pequeno produtor rural e no bem-estar das galinhas poedeiras. Um cuidado do campo à mesa. Para nós, ovo é orgânico e ponto final”, declara Luís Barbieri, cofundador da Raiar.
A empresa tem ainda como parceira a Gaivota, plataforma de tecnologia que tem por objetivo “construir e disseminar o conhecimento com o produtor rural e formar uma grande rede de produtores de grãos orgânicos no País”, explica Barbieri.
A produção de ovos também ganha destaque na Fazenda da Toca. Situada em Itirapina (SP), a cerca de 200 km da capital paulista, a propriedade ocupa 2.300 hectares com 100% da área certificada orgânica.
Durante a feira, a empresa, além de mostrar seu portfólio completo de ovos orgânicos, com direito a sessões de degustação, estará divulgando os princípios da agricultura regenerativa, um modelo que garante produção em abundância e, ao mesmo tempo, regenera os ecossistemas naturais. O tema será abordado em uma palestra ministrada à ocasião pelo sócio-fundador da Fazenda da Toca, Pedro Paulo Diniz.
Para o coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da Fazenda da Toca/Rizoma Agro, Paulo de Araújo, a cadeia produtiva orgânica está cada vez mais estruturada, ganhando escala, eficiência e fazendo uso de inovações tecnológicas. Segundo ele, “esse conjunto de fatores abre novas perspectivas para fortalecer um sistema alimentar com maior capacidade de impacto positivo no planeta”.

Ovos orgânicos. Crédito: A Lavoura
Molhos
Localizado na região serrana de Petrópolis (RJ), o Armazém Sustentável também participa da BioBrazil, e dessa vez com um estande maior, para divulgar sua linha de molhos de tomate orgânicos com cinco opções: Tradicional, com Manjericão, com Funghi, com Azeitonas e com Pimenta.
O sócio responsável pela produção na empresa, Gustavo Aronovick, acredita que “o segmento de orgânicos vem conquistando público, devido à qualidade intrínseca do produto que oferece, mesmo com o pouco incentivo que recebe, principalmente dos órgãos governamentais”, que, segundo ele, “poderiam contribuir com incentivos vários, desde fiscais a financiamentos mais generosos e menos burocráticos”.
Rede comunitária
A OrganicsNet, rede comunitária de produtores orgânicos para acesso ao mercado, tem como objetivo principal estimular a cadeia de produção orgânica por meio de uma plataforma virtual, inaugurada em março de 2008, que apoia pequenos e médios produtores, agroindústrias e cooperativas de orgânicos.
Além de promover o estímulo à integração, incentivando a troca de informações no setor, a rede, que conta atualmente com a adesão de mais de 45 empresas, busca garantir visibilidade ao negócios e incrementar o conhecimento do produtor sobre as demandas do consumidor e de seus mercados.