Com produção de azeite de oliva, mel, noz pecan, cervejas e cosméticos, a jovem Casa do Albornoz dedica-se também ao turismo de experiência
Com localização privilegiada de frente para o Cerro de Palomas, cartão postal de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, a jovem Casa do Albornoz, com apenas três anos no mercado, valoriza os produtos da terra e já desponta no ramo da olivicultura brasileira.
A matriarca Margarida Albornoz e as filhas Ana, Sílvia e Virgínia, encontraram nas oliveiras e nogueiras o caminho para a realização pessoal.
“Nessa breve, porém promissora jornada, diversificamos a produção, criando itens altamente diferenciados e que já acumulam premiações internacionais, além de uma estrutura capaz de receber visitantes para viver experiências na loja, no lagar e ao ar livre”, orgulha-se Margarida.
Da pecuária para oliveiras
Com a descontinuação da pecuária e das culturas de arroz e soja, a família decidiu mudar o rumo dos negócios e implantou, na estância de 2.800 hectares, o pomar de nogueiras e oliveiras.
“As primeiras mudas chegaram em 2013, e começamos o plantio de nogueiras em 100 hectares e, de oliveiras, em outros 120 hectares, já resultando numa safra, de 70 toneladas em 2022”, conta a matriarca.
Segundo ela, durante a safra, é possível caminhar no pomar junto ao lagar, interagindo com a cultura numa vivência que permite compreender os cuidados da marca durante a colheita, sempre de fevereiro a março.
14 variedades de olivas
Hoje, a Casa Albornoz cultiva 14 variedades de olivas de quatro países, as Arbequina, Arbosana, Hojiblanca e Manzanilla, da Espanha; Koroneiki, da Grécia; Coratina, Canina, Leccino, Moraiolo, Frantoio, Pendolino e Santa Caterina, da Itália; além da Azeiteira e Galega, de Portugal.
“São 370 mudas por hectare. O resultado são azeites de oliva extra virgens, nas Linhas Premium (Casinha, Dona Carmen e Dom Eurico) e Especiais (Todo Dia Suave, Todo Dia Intenso, Todo Dia Koroneiki e os saborizados Defumado e Pimenta)”, salienta a produtora.
Turismo na Albornoz
A pureza do terroir da Campanha Gaúcha pode ser conferida nas diversas atrações que a Casa Albornoz oferece aos seus visitantes. “O turismo de experiência é mais um braço do negócio que qualifica a estrutura na região”, anuncia Margarida.
Ela conta que, junto à loja e ao lagar, é possível degustar os produtos da Casa Albornoz, apreciando a paisagem do Cerro de Palomas no deck, sempre acompanhado de um bom vinho da Região do Pampa ou até mesmo da Serra Gaúcha.
Margarida explica que a experiência tem variação de preços entre R$ 25 a R$ 35. “Para quem deseja estender a permanência no local, entre as opções estão o pic nic, café da manhã, ‘brunch’, almoço campeiro, além das tábuas”, sugere.
Fio condutor
A história da Família Albornoz esteve sempre ligada à natureza, revela uma das sócias, Virgínia Albornoz. “A relação íntima com o campo evidencia nossa caminhada, uma conexão consolidada e que se reinventa através das gerações”, diz.
Ela reforça que, para homenagear os ancestrais e honrar a relação com o campo, foi criada uma nova identidade visual para os azeites, capaz de ilustrar a essência de cada produto. “São rótulos que, ao mesmo tempo em que expressam a continuidade ao legado da família, também exibem a abundância do bioma Pampa”, ressalta.
Virgínia sublinha que a representação da natureza, tão presente na história da família, é retratada, por exemplo, na linha do azeite especial produzido na estância. “Esses rótulos expõem animais do Pampa, construídos artisticamente com uma delicada composição de folhas, flores e frutos”, diz.
Cerro das Palomas
Um dos cartões postais do município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o Cerro de Palomas está localizado na BR 293 e pode ser avistado de longe .
Datando de milhões de anos, esse cerro é estudado por paleontólogos por causa de suas rochas milenares. Existe uma trilha que leva o turista até a parte superior do cerro, onde a paisagem é deslumbrante, e o dia é encerrado com um espetacular pôr-do-sol à espera do visitante.
No entorno do Cerro das Palomas há diversas propriedades rurais, sempre abertas para receber os visitantes, que fazem parte da Rota da Ferradura dos Vinhedos, uma das atrações imperdíveis para quem aprecia vinhos, natureza e produtos rurais frescos e saborosos.