Sem sair do Brasil, é possível visitar vinícolas, ter grandes experiências de degustação de vinhos e espumantes, e ainda conhecer belas paisagens, do Nordeste ao Sul do país
Nessa época de férias, que tal conhecer uma vinícola? Para quem ainda não vivenciou essa experiência, é uma ótima ideia para colocar nos planos.
Além de degustar vinhos fantásticos, é uma oportunidade perfeita de conhecer paisagens deslumbrantes, fazer passeios incríveis e ainda ter a chance de participar de harmonizações com os vinhos, espumantes e comidas locais.
E para isso tudo, nem é necessário sair do Brasil. Do Nordeste ao Sul brasileiro é possível viver todas essas experiências. A exemplo da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e do Vale do São Francisco, no sertão da Bahia.
Vinhedos na Caatinga
Na construção de um roteiro de férias por vinícolas nacionais, coloque o Vale do São Francisco, na Bahia, como opção. É uma região surpreendente, na qual estão localizados os vinhedos da vinícola Terranova do Grupo Miolo, a maior exportadora de vinhos do Brasil e amplamente reconhecida no mercado internacional.
Trata-se de um roteiro fora do convencional, que recebe cerca de 50 mil visitantes por ano, e deslumbra com belezas naturais, paisagens de tirar o fôlego e vinhos de alta qualidade.
Com mais de 20 anos de atividades no sertão nordestino, a vinícola Terranova conta com tecnologia de ponta e a expertise do Grupo Miolo em um terroir excepcional com produção que já ultrapassa a marca de 4,5 milhões de litros anuais de vinhos finos, brandy e suco de uva.
As condições climáticas, solo, relevo e hidrografia da região impulsionam a produção, que rende até duas safras e meia por ano, condição natural específica em áreas vitivinicultoras localizadas em regiões de baixa latitude, ou seja, próximas à linha do Equador.
Localizada na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que apresenta grande biodiversidade, os vinhedos Terranova estão em uma área de clima tropical semiárido que apresenta longos períodos de seca e estiagem, muita incidência solar o ano todo, temperaturas elevadas, solos ricos em minerais e está próxima ao Rio São Francisco, que facilita o processo de irrigação das vinhas.
O vinhedo é um oásis em meio a uma região com condições naturais tão peculiares, e isto deixa a vivência ainda mais interessante, pois além de ser um terroir excepcional, tornou-se um dos principais roteiros turísticos para quem aprecia bons vinhos.
A vinícola faz parte do roteiro enoturístico Vapor do Vinho, um passeio de barco que leva em média duas horas e meia pelo Rio São Francisco, com início em Juazeiro, paradas em locais turísticos ao longo do Velho Chico e no Lago Sobradinho, além de oferecer degustações a bordo e harmonizações com comidas típicas.
Ao chegar na vinícola, os participantes visitam os vinhedos e as modernas instalações do Grupo Miolo, além de serem recebidos por uma elaborada estrutura composta por uma cantina, uma cave subterrânea, setor de engarrafamento, destilaria, sala de degustação e loja.
Vale do São Francisco conquista Indicação de Procedência
No final de 2022, o Vale do São Francisco conquistou a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes, a mais recente no país e a primeira IP de vinhos tropicais do mundo. O reconhecimento veio pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e chega para atestar a qualidade e a uniformidade da produção vitivinícola desta região.
“Indicação de Procedência (IP) é uma das modalidades do sistema de Indicação Geográfica o que classifica a região, cidade ou localidade que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço”, esclarece Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
“A partir de agora, quem nesta região produzir vinhos finos, nobres, espumantes naturais ou moscatel seguindo o padrão de produção e normas estabelecidas, poderá utilizar o selo da Indicação de Procedência em seus produtos”, completa.
Este reconhecimento garante o aprimoramento da qualidade dos vinhos produzidos, pois estabelece normas a serem seguidas.
Logo, os vinhos elaborados seguindo tais critérios garantem ser produtos de origem qualificados, uma validação de qualidade para os consumidores finais. Esta conquista promove, também, uma ampliação da visibilidade da região produtora, o que estimula o enoturismo local e a vitivinicultura.
Os interessados podem agendar a visita diretamente site da empresa: https://www.miolo.com.br/enoturismo/#fale-conosco
Site do Vapor do Vinho: https://vapordosaofrancisco.com/
Vindima na Serra Gaúcha
A vindima é o ato de colher a uva, estrela da elaboração de sucos, vinhos e espumantes que garantem as melhores sensações. É na vindima que os agricultores colhem a fruta após um ano de trabalho intenso.
Visitar a Serra Gaúcha é uma excelente ideia em qualquer época do ano. Cada estação reserva um charme especial e diferentes possibilidades de programações. Mas sem dúvida o período de dezembro a março é um dos mais indicados porque são nesses meses que é realizada a vindima, quando a região vive uma grande celebração.
Líder no mercado nacional na venda de espumantes e mais antiga em atividade no Brasil, a Vinícola Salton recebe turistas o ano inteiro para oferecer experiências inesquecíveis em sua sede, em Bento Gonçalves.
A visita impressiona desde a chegada: o prédio imponente é cercado pela natureza, possibilitando que o visitante tenha contato com alguns parreirais plantados próximos da vinícola e com um jardim colorido, cenário digno de fotos maravilhosas.
O turista pode começar o seu dia fazendo uma imersão no universo dos vinhos e espumantes. A experiência será única, durante a qual é possível desvendar os intensos aromas e marcantes sabores. História, tradição e inovação se complementam em meio à natureza. Há tours disponíveis a partir das 10h. Entre eles:
TOUR PARADOXO: Uma imersão na história, narrada com generosas doses de conhecimento compartilhadas desde a entrada da vinícola, passando por diversas etapas, em que se revelam os segredos na elaboração de espumantes e vinhos premiados internacionalmente.
TOUR GERAÇÕES: O visitante aprecia mais que rótulos icônicos de espumantes e vinhos premiados, vivenciando a verdadeira experiência enoturística, envolta em cultura, história e arte. E tudo isso combinado com a riqueza dos aromas, sabores e texturas que inspiram os sentidos.
TOUR DOMENICO: Com foco na experiência enogastronômica, o Tour Domenico percorre espaços onde arte e ciência se combinam, com imersão dedicada à marca conceito Domenico, revelando, em detalhes, as expressões de cada região produtora, por meio de vinificações singulares.
Para realização dos tours guiados é necessário agendamento prévio e a compra deve ser feita antecipadamente, pois os lugares são limitados. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.salton.com.br/experiencias ou pelo telefone (54) 2105-1000.
Menu degustação
Entre as experiências enoturísticas que a Família Salton oferece, além de três opções de tours guiados, o turista pode ainda conhecer e apreciar rótulos especialmente selecionados, servidos no menu degustação. Em cada experiência, são servidos quatro diferentes rótulos, entre espumantes e vinhos premiados mundialmente.
A Salton também faz parte do Tour Fascínios da Vindima, da Giordani Turismo, que oferece a experiência completa de colheita: almoço harmonizado, colheita e pisa da uva, merendim italiano e visita à vinícola. Para adquirir o pacote, basta acessar o link https://www.giordaniturismo.com.br/produto/fasciniosdavindima
Além disso, quem chega até a Salton para aproveitar as opções de enoturismo pode, nesse período de vindima, assistir ao recebimento das uvas na vinícola. Isso é possível de segunda a sexta, a partir das 12h.
Os turistas que visitam Bento Gonçalves também podem conferir a mais nova opção de enoturismo da Família Salton. A Casa di Pasto Família Salton abriu as portas ao público na rota Caminhos de Pedra em um espaço que une história, gastronomia, turismo e lazer. A novidade apresenta ao visitante uma experiência completa ao universo do vinho.
Uma cave subterrânea está entre os ambientes que possibilitam a imersão à história e aos produtos da Salton. Os visitantes também podem realizar degustações e programações especiais e acessar espaços como rooftop, mezanino, loja e bar.
O empreendimento está localizado na Rodovia VRS, 855, Lote 82, Distrito São Pedro. O funcionamento é de quinta a domingo, das 11h às 19h.
Dicas valiosas
Preste atenção no período ideal: todos os meses do ano reservam algo especial para um passeio em uma vinícola na Serra Gaúcha. Mas se a ideia é prestigiar a vindima, prefira ir antes da época de colheita, assim você ainda vai conseguir contemplar a uva nos parreirais! Isso acontece de dezembro a março – mas o mês de fevereiro é o que costuma ter mais atrações de colheita.
Qual é a cidade que você quer visitar: cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha são as que concentram o maior número de atrativos relacionados à vindima. E é em Bento Gonçalves que está a Vinícola Salton, um ponto obrigatório de visitação para quem quer aliar cultura, história e a degustação de excelentes vinhos e espumantes.
Programe um roteiro de visitação ou contrate um guia de turismo: são muitas vinícolas espalhadas pela região. Em média, é possível conhecer de uma a duas vinícolas por dia com mais tranquilidade. Considere o tempo que você terá disponível e escolha algumas opções.
Um guia é também uma boa ideia porque visitar vinícolas demanda deslocamento, visto que elas podem ficar mais afastadas dos centros das cidades. Tendo em mente que o passeio envolve degustação, considere contratar translado ou guia de modo a ter um passeio ainda mais seguro.