De expedições a hospedagem sustentável, iniciativas em todo o país enaltecem belezas naturais sem comprometer o meio ambiente
O turismo sustentável brasileiro vem se destacando, a cada dia, como uma alternativa promissora para o desenvolvimento socioeconômico responsável, em um momento crucial para a preservação ambiental.
Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), conta que, segundo dados da Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), 77% dos brasileiros priorizam a proteção do meio ambiente em relação ao avanço econômico.
“Em todo o Brasil, diversas iniciativas inovadoras demonstram que é possível explorar as belezas naturais do país sem comprometer o futuro do planeta.”, ressalta.
Preservação ambiental
Com a chegada da Semana do Meio Ambiente, a Abeta, organização que tem a vida ao ar livre e a preservação ambiental entre seus pilares de atuação, sugere algumas iniciativas que, por meio de ações inovadoras e eficazes, mostram que turismo responsável e preservação ambiental caminham lado a lado.
LEIA TAMBÉM: Como estimular o turismo rural na sua região?
Sugestões de destinos
Vigna destaca algumas sugestões de destinos das empresas que integram a Abeta para conhecer não apenas na semana dedicada ao meio ambiente, mas o ano todo:
- Projeto Ibiti (Lima Duarte, MG)
Reserva natural de 6.000 hectares, com apenas 1% da área utilizada para atividades turísticas, priorizando a regeneração natural.
Incentiva o uso de transporte sustentável, como bicicletas e caminhadas, e destina parte da renda à Ong Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB).
Saiba mais: @ibitiprojeto
- Pure Brasil (São Paulo, SP)
Realiza expedições com compromisso “plástico zero”, impacto mínimo e envolvimento comunitário em várias regiões do país.
Utiliza talheres de buriti, sanitário químico e destina resíduos de forma adequada. Reduz emissões de carbono e apoia ações comunitárias.
Saiba mais: @pure_brasil
- Maritaca Expeditions (Sacramento, MG)
Desenvolve o Projeto Araciara, que promove a conservação ambiental e a educação sobre abelhas nativas. Instala caixas racionais em escolas e constrói meliponários modelos, visando à proteção das abelhas sem ferrão.
Educa sobre a biodiversidade e inspira novas gerações de defensores ambientais.
Saiba mais: @maritaca_expeditions
- Mantiqueira Ecoturismo (Gonçalves, MG)
É formada por profissionais da área ambiental que amam a natureza, capacitados com amplo conhecimento das trilhas, fauna, flora, história e estórias da região.
O objetivo é propiciar momentos inesquecíveis na Serra da Mantiqueira-MG, levando a conhecer os lugares mais belos e únicos de Gonçalves e região.
Promove educação ambiental para escolas locais, capacitando servidores municipais em primeiros socorros e realizando estudos de impacto ambiental e qualidade da água.
Contribui para a implementação do plano diretor do município de Gonçalves-MG.
Saiba mais: @mantiqueiraecoturismo
- Fazenda Anacã (Alta Floresta, MT)
Responsável pela criação da RPPN Fazenda Anacã para conservar a biodiversidade na amazônia mato-grossense, iniciativa apoiada por organizações ambientais.
Visa influenciar outros proprietários rurais a adotarem práticas de conservação.
Saiba mais: @fazendaanaca
- Instituto Alouatta (Treviso, SC)
Desenvolve diversos projetos de sustentabilidade para a preservação ambiental e conscientização ecológica.
Demonstra compromisso com a proteção dos recursos naturais e a promoção de práticas responsáveis.
Saiba mais: @instituto_alouatta
- MaçaiOK Turismo Sociopedagógico Ambiental e de Aventura (Maceió, AL)
Conta com roteiros que combinam trilhas, caminhadas e cicloturismo, gerando renda para comunidades locais e promovendo o turismo sustentável em todo Estado de Alagoas.
Busca reduzir o impacto das mudanças climáticas e conectar visitantes à natureza de forma sustentável.
Saiba mais: @macaiokbr
- RPPN Ninho do Corvo (Prudentópolis, PR)
Reserva Particular do Patrimônio Natural, a propriedade preserva 25 hectares de mata nativa e recuperada, e oferece atividades de aventura e hospedagem sustentável.
Segue normas de segurança e sustentabilidade, proporcionando contato único com a natureza e se destacando como exemplo de turismo consciente.
Saiba mais: @ninhodocorvo
LEIA TAMBÉM: Os tesouros, nem tão escondidos, do Espírito Santo
Ferramentas poderosas
Na opinião do diretor-executivo da Abeta, o turismo de aventura e o ecoturismo podem ser ferramentas poderosas para a conservação ambiental.
“Ao promovermos um turismo responsável, que valoriza a cultura local e os recursos naturais, podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e do planeta”, sustenta Vigna.
Abeta
O diretor-executivo da entidade explica que a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura foi criada em 2004.
“É uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre”, salienta.
De acordo com o profissional, atualmente, 120 empresas fazem parte da Abeta, com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal.
“As empresas participantes da Abeta fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura”, comenta Vigna.
Segundo informação do diretor-executivo, “dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento”, revela.
Ele completa que “dentre os destaques, quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor, estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit que, a cada ano, ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo”, sublinha.
Vigna anuncia que, em 2024, o Abeta Summit ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR), de 30 de outubro a 2 de novembro. As inscrições já podem ser feitas pelo link: https://abetasummit.com.br/