A Soul Brasil Cuisine foca na diversidade dos ingredientes brasileiros para conquistar os mercados globais, unindo inovação na culinária e compromisso com comunidades tradicionais (Foto: SoulBrasil/Facebook)
A Soul Brasil Cuisine está redefinindo a experiência dos condimentos, encantando o paladar com sabores e texturas surpreendentes, extraídos das frutas e pimentas brasileiras. Autênticos e sem complicação, esses produtos trazem consigo a rica biodiversidade e cultura das tradições culinárias do Brasil.
Os fundadores, Letícia e Peter Feddersen, têm um amor profundo por viagens e uma paixão inabalável por explorar mercados locais e descobrir os ingredientes que dão alma e sabor aos pratos típicos.
Essa busca incessante os levou a perceber uma lacuna significativa: a ausência de produtos que reflitam a diversidade dos sabores culinários brasileiros nos mercados internacionais.
“Qualquer bom supermercado vende pimenta mexicana, curry indiano ou mostarda Dijon. Mas onde estão as pimentas da Amazônia ou as frutas brasileiras?”, questiona Peter, em entrevista à Revista A Lavoura.
Foi essa inquietação, aliada à paixão de Peter pela culinária, que deu origem à Soul Brasil Cuisine.
Originários do Rio de Janeiro, Letícia e Peter se mudaram para São Paulo há cerca de 20 anos devido a suas carreiras. A mudança da cidade maravilhosa para a capital financeira do Brasil os levou a descobrir um novo passatempo: cozinhar para amigos nos finais de semana.
O início da empresa
Decididos a transformar sua paixão em negócio, Letícia e Peter abandonaram suas carreiras anteriores e lançaram a Soul Brasil Cuisine – que integra o SNASH – Hub de Startups com apoio da Sociedade Nacional de Agricultura.
“Quando a Letícia me trouxe essa ideia, eu já estava há 25 anos no mercado financeiro. Sempre nos perguntamos o que queremos ser quando crescermos, né? Então, eu pensei: isso faz sentido para o nosso projeto de vida”, compartilha Peter.
A base dos produtos da Soul Brasil é a fruta brasileira, que pode ser percebida como exótica internacionalmente, mas que é facilmente incoroporada quando apresentada em produtos que todos conhecem, como geleias, molhos de pimenta e molhos para salada.
As primeiras frutas a serem utilizadas foram açaí, acerola, morango e goiaba, todas co, produção orgânica e certificada. Além disso, os molhos de pimenta são feitos com variedades pouco conhecidas fora do Brasil, como pimenta fidalga e murupi.
A Soul Brasil já exporta para diversos países, incluindo Singapura e França, e recentemente abriu a Soul Brasil USA, para entrar no varejo dos Estados Unidos.
“Para explorar bem o mercado, você precisa estar presente localmente”, explica Peter. Eles possuem dois sócios nos EUA, com vasta experiência no varejo de alimentos, e estão focados no mercado americano.
Demanda pelos produtos nacionais
Letícia, com vasta experiência em comércio internacional, viu uma oportunidade de destacar os sabores únicos do Brasil no mercado global.
“O estrangeiro tem uma grande demanda pelos nossos sabores. Vi um descompasso e enxerguei a oportunidade de criar uma linha que mostrasse toda a brasilidade”, explica Letícia.
Desde agosto de 2021, a Soul Brasil opera em sua própria fábrica boutique em São Paulo, o que lhes deu agilidade e flexibilidade para expandir seu portfólio. Eles agora trabalham com uma gama maior de frutas e têm parcerias com chefs, restaurantes e hotéis.
Um destaque é a parceria com a Rede Accor, que compartilha a visão de sustentabilidade e apoio a pequenos produtores.
A Soul Brasil também entrou no Carrefour, alinhada à visão global de apoiar comunidades locais e produtos orgânicos.
“Nossa vocação é levar os sabores brasileiros autênticos tanto para empórios e supermercados quanto para hotéis e chefs”, finaliza Letícia.
A empresa se orgulha de sua responsabilidade social e ambiental.
“Compramos de 30 fornecedores, entre grandes produtores, comunidades indígenas e cooperativas, de oito estados diferentes”, destaca Peter.
Parte dos lucros é doada para projetos voltados para crianças vulneráveis, além de escolher parceiros que promovem a recuperação de florestas e o empoderamento de comunidades tradicionais e indígenas.
“Queremos que nossos produtos tenham um impacto positivo não apenas no paladar dos nossos clientes, mas também na vida das comunidades e no meio ambiente”, pontua Peter.
Outra inciativa é também educar o consumidor sobre a riqueza da culinária brasileira. Por meio de parcerias com chefs renomados e eventos gastronômicos, a empresa promove workshops e degustações que ensinam sobre as diferentes frutas e pimentas do Brasil, além de como incorporá-las nas receitas do dia a dia.