Startup oferece análises detalhadas de microbiota do solo para a melhor aplicação de bioinsumos (Foto: Raphael Rocha/Embrapa)
Com um foco em inovação, sustentabilidade e personalização, a ByMyCell promete continuar sendo um nome de destaque na revolução tecnológica que está transformando a agricultura brasileira.
Fundada em 2021, a startup ByMyCell desenvolveu uma tecnologia focada na genômica de microrganismos, transformando o modo como agricultores e indústrias lidam com o solo e a produção.
Com sede em Ribeirão Preto, a empresa, liderada por Rafael Silva Rocha, ex-pesquisador da USP e CTO da empresa, está na vanguarda da biotecnologia aplicada à agricultura.
O principal objetivo da ByMyCell – startup que integra o SNASH – é tirar o conhecimento científico altamente especializado das universidades e disponibilizá-lo para produtores agrícolas, como conta Rocha, em entrevista à Revista A Lavoura.
“Nosso substrato de trabalho são microrganismos. Desde entender como atuam no campo até como usar esse conhecimento para gerar novos produtos biológicos”, explica Rocha.
A empresa aposta em análises detalhadas de microbiorta do solo para oferecer informações que otimizam a tomada de decisão, para a melhor aplicação de bioinsumos.
Com isso, permite ao agricultor e ao agrônomo o uso mais racional e direcionado dos produtos, proporcionando economia de recursos e uma agricultura mais sustentável.
Metagenômica
A inovação da startup está centrada na metagenômica, uma ciência emergente que mapeia os microrganismos presentes no solo.
Ao identificar bactérias e fungos, a ByMyCell ajuda o agricultor a entender quais microrganismos são benéficos e quais representam riscos.
Com esse conhecimento, o produtor pode ajustar o uso de produtos biológicos de forma personalizada, de acordo com as necessidades específicas de sua propriedade.
Rocha enfatiza que “cada solo é único”, e a padronização no uso de produtos biológicos pode não gerar os melhores resultados.
“Uma colher de chá de solo pode conter até 50 mil espécies diferentes de microorganismos. Então, cada propriedade tem seu próprio perfil, e isso influencia diretamente a produtividade e a resiliência do solo.”
Tecnologia e simplicidade
A empresa não apenas entrega dados brutos para o agricultor. Toda a complexidade das análises microbiológicas é traduzida em um relatório simples, com uma interface amigável no aplicativo da empresa.
“Ele recebe um mapa com níveis adequados ou de risco, indicados por cores, e sugestões de produtos biológicos mais adequados para o manejo de seu solo”, comenta Rocha.
Essa facilidade no uso da tecnologia permitiu que a ByMyCell mapeasse mais de 20 mil hectares de terras agrícolas em apenas 12 meses.
O crescimento da empresa tem sido de forma orgânica, guiado principalmente por indicações de clientes.
Crescimento e parcerias
Além de servir diretamente os produtores, a ByMyCell também colabora com grandes indústrias agrícolas, acelerando o desenvolvimento de pesquisa e inovação.
A startup tem parcerias estratégicas com empresas como AgriValle, de bioinsumos, que já utilizam suas análises para direcionar aplicações mais precisas dos seus produtos.
O próximo passo da ByMyCell é expandir sua presença no mercado com um novo programa de consultores parceiros, oferecendo treinamento especializado para que consultores possam utilizar e disseminar a tecnologia.
“Estamos criando uma rede de consultores parceiros para levar nossa solução a mais produtores, de forma regionalizada”, afirma Rocha.