Startup ajuda consumidor brasileiro a entender a conta de energia elétrica
“O brasileiro não entende a conta de luz e por isso paga um dos valores de energia mais caros do mundo. Se formos avaliar o custo total da conta de luz, esse valor gira em torno de 350 bilhões de reais por ano, sendo que 50 bilhões de reais são pagos a mais sem necessidade.” Esta é a análise do CEO e co-founder da Lead Energy, Raphael Ruffato.
Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Energia Elétrica e Gestão de Projetos Inovadores, o executivo conta que a ideia de criar a Lead Energy surgiu da necessidade dos empreendedores entenderem as informações contidas na conta de luz, para reduzir esse custo em até 35%, apenas comprando energia limpa com outro fornecedor e adequando os parâmetros contratuais da conta de luz, como demanda contratada, modalidade tarifária, recuperação de impostos, entre outros.
“Além de ajudar o consumidor a entender a conta de energia, queremos impulsionar o crescimento das empresas com soluções energéticas sustentáveis, reduzindo o custo em até 35% e, consequentemente, atingir a nossa meta de 1 bilhão de reais economizados nas contas de energia de nossos clientes até 2027”, explica o co-founder da empresa que integra o ecossistema de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura – SNASH,
Impactos das soluções
O executivo informa que todas as soluções energéticas propostas para os clientes da empresa são sustentáveis e que, sempre que possível, a troca de fornecedor, por exemplo, será por uma fonte limpa. “Então, conseguimos auxiliar as empresas a redirecionar o custo economizado com energia e, também, reduzir os impactos negativos ao meio ambiente”, completa.
Ele acrescenta que a empresa tem uma solução 100% digital, em que o próprio cliente consegue identificar em segundos, e sem custo, se está pagando mais que o necessário para a distribuidora de energia.
“Além disso, é possível fazer a contratação de energia sustentável de forma online, algo inédito no País. Este tipo de tecnologia permite um ganho de escala que vai totalmente ao encontro da nossa visão de ajudar o Brasil a ter uma conta de luz mais justa e aumentar a participação das fontes renováveis”, acrescenta Ruffato.
Possibilidades
Na opinião do executivo, o Brasil é um país com uma capacidade imensa de geração de energia por meio de fontes limpas e tem caminhado muito bem nos últimos anos com relação a este tema.
“Porém, quando o assunto é o consumidor de energia, muitas empresas ainda têm receio de obter uma solução de troca de fornecedor via mercado livre de energia, principalmente pela falta de conhecimento em achar que podem ficar sem energia ou gerar algum risco para sua operação”, alerta o CEO.
Segundo ele, com a nova regulamentação – a qual prevê que a partir de 2024 mais consumidores possam escolher seu fornecedor de energia, um total superior a 180 mil consumidores do país, classificados na média e alta tensão –, a conscientização dessa solução se tornará cada vez mais difundida até chegar no consumidor residencial.
“Isso, porém, só deverá ocorrer até 2028, caso o governo ajude nessa transição. Importante reforçar que em outros países, tais como Portugal e Inglaterra, entre outros, essa solução de compra de energia já existe, inclusive, para o consumidor residencial”, ilustra.
Por fim, ele destaca que a empresa possui um recurso inédito no mercado brasileiro, lançado em agosto deste ano, o qual permite que o consumidor com gasto superior a R$ 10 mil, alterar o seu fornecedor de energia de forma 100% online e em apenas um clique.
“Através do site da startup, é possível simular a economia e, no próximo passo, reservar a nova tarifa de energia. Tudo isso de maneira simples, rápida e acessível”, finaliza Ruffato.
A simulação pode ser realizada gratuitamente no link: https://www.leadenergy.com.br/