A alta umidade é convite aberto para doenças e a agricultura de precisão possibilita um mapeamento de incidência e aplicação localizada (Foto: Divulgação)
A temporada de chuvas favorece a germinação, porém o excesso de umidade pode aumentar as doenças fúngicas e bacterianas, diminuir a eficiência da fotossíntese em estágios críticos, reduzir a produtividade nas principais culturas como soja, milho e algodão. Além disso, causa aumento nos defensivos e perdas pós-colheita.
Um estudo da Embrapa projeta que até 46% das doenças agrícolas se intensificam com mudanças climáticas, porque os patógenos se adaptam melhor a condições quentes e úmidas.
Com tantos desafios em torno do cultivo, é preciso buscar soluções tecnológicas e precisas.
O AgroCAD®, software de agricultura de precisão, foi pensado para superar esses obstáculos e desenvolvido pela Tecgraf Agro — empresa pioneira em oferecer soluções para projetos agrícolas avançados, atuando em todo o Brasil e em mais de 17 países nos cinco continentes, e que integra o SNASH, um hub de startups apoiado pela Sociedade Nacional de Agricutura,
O AgroCAD
A ferramenta funciona dentro do Civil 3D da Autodesk, empresa de referência mundial em planejamento gráfico. Através da tecnologia você poderá se antecipar ao acúmulo de água e demais fatores que venham causar desequilíbrio da umidade, que podem prejudicar os investimentos de defensivos e comprometer a colheita.
O algodão faz parte das culturas que mais são prejudicadas com a alta umidade. De acordo com um estudo publicado pela Society of Chemical Industry, em 2025, os níveis de umidade relativa acima de 82% aumentam fortemente a vulnerabilidade com impacto significativo sobre o rendimento.
Nesse contexto, a tecnologia se tornou indispensável no campo, solucionando antigos problemas e superando os obstáculos atuais.
Fonte: Tecgraf Agro








