Do plantio à colheita, a tecnologia ajuda o produtor a manter o equilíbrio financeiro mesmo com preços instáveis
O produtor rural sabe como a flutuação nos preços dos produtos e as taxas de câmbio geram instabilidade no orçamento e na lucratividade.
Fatores climáticos, oferta por demanda e até relações diplomáticas causam fortes impactos nos preços. Bons exemplos são o preço do milho, que disparou no país após a guerra na Ucrânia e a quebra de safra nos EUA. Em 2022, a saca chegou a R$100 em algumas regiões e, em 2023, caiu para R$55–60 devido à supersafra brasileira.
Com isso, a agricultura de precisão tem sido importante e poderosa aliada na produção de alimentos, proporcionando até 12% de economia em toda cadeia produtiva, ou seja, na análise e correção do solo, no plantio, na nutrição e proteção da cultura e colheita no ponto certo.
O geógrafo e mestre em Análise Ambiental e Dinâmica Territorial João Camelini, que é coordenador de desenvolvimento do software AgroCAD® da empresa Tecgraf Agro, uma das mais de 150 startups filiadas ao SNASH, conta que a ferramenta é um relevante exemplo que vem alcançado usuários para além das fronteiras, superando a complexidade dos demais sistemas de agricultura de precisão disponíveis no mercado.
Ele destaca que o AgroCAD® “promete e entrega essa economia tão significativa para o produtor rural, que ao longo da cultura se vê calculando o quanto investir e o quanto irá lucrar”.

Com o software, é possível criar relevos para controle da força e velocidade da água da chuva, preservando o solo e os nutrientes aplicados no cultivo Foto Tecgraf Agro/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Como se aplica a tecnologia CAD na agricultura?
Camelini explica que as ferramentas CAD são aquelas que ajudam o produtor a desenhar as linhas com o auxílio do computador, já os recursos de topografia são importantes para trazer as curvas de nível para o projeto. “Por exemplo, criar um modelo tridimensional do terreno e simular o escoamento de água, desníveis controlados, perfis e tudo mais que ajude a entender como é o relevo do terreno em questão”, aponta.
O geógrafo salienta que o geoprocessamento trata dos dados que estão associados ao desenho.
“A partir disso será possível ter um registro para cada talhão, informando o tipo de solo, variedade de planta, produtividade, produtos aplicados e o que mais for interessante para o produtor”, sublinha.
O especialista da Tecgraf Agro esclarece ainda que AgroCAD® oferece uma combinação dessas três frentes de trabalho, só que totalmente direcionadas para a agricultura.

A ferramenta traz a solução para um dos desafios das lavouras, o uso do combustível dos tratores Foto Tecgraf Agro/Divulgação
Segundo ele, a ferramenta funciona como uma espécie de plugin no software Civil 3D da Autodesk, empresa sólida no desenvolvimento tecnológico. “Um dos mais de 500 comandos do software é o planejamento de controle de escoamento de água, uma das causas de erosão no terreno, resultando na perda de investimento das etapas de cultivo”, ressalta Camelini.
O executivo da Tecgraf Agro revela ainda que o software desenvolvido pela startup vinculada ao SNASH, hub de inovação apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura-SNA, traz a solução para esse desafio tão presente nas lavouras, “nele você pode criar relevos para controle da força e velocidade da água da chuva, preservando o solo e os nutrientes aplicados no cultivo”, reforça.
Outro desafio, de acordo com informação do especialista, é o uso do combustível dos tratores, “pois no caso da agricultura de precisão, que é o objetivo do AgroCAD®, os tratores compatíveis são equipados com piloto automático e GPS”, frisa.
Camelini orienta que essas grandes máquinas utilizam diesel, combustível de alto custo, mas que, “se tiverem um planejamento de trajeto e manobras irão gastar somente o necessário, e no AgroCAD® é possível projetar a eficiência e a economia”, conclui o especialista.

O software promete e entrega a economia tão significativa para o produtor rural, que ao longo da cultura se vê calculando o quanto investir e o quanto irá lucrar Foto Tecgraf Agro/Divulgação







