Medicina Veterinária Integrativa proporciona a humanização, respeitando a individualidade de cada pet
Com uma rotina de atividades que previnem doenças e tratamentos para curar a causa do problema, através da união de procedimentos e medicamentos convencionais, com terapias e técnicas naturais complementares, a medicina veterinária integrativa desenvolve uma rotina de cuidados contínuos que garantem que o pet tenha uma vida mais divertida e saudável.
Assim como com os filhos, é preciso preparar uma rotina que garanta mais qualidade de vida para o peludo. O melhor é que esse planejamento pode envolver os membros da família e, com exercícios, passeios e brincadeira, proporcionar qualidade de vida para todos da casa.
Além de estar disposto a mudar a rotina do cão e da família, é importante que o tutor entenda que essa especialidade busca tratar, causas e conhecer as principais técnicas que integram a medicina veterinária integrativa.
Suplementos naturais
Existem diversos ingredientes naturais que podem trazer benefícios para a saúde dos pets como a alcachofra, a laranja amarga, a acerola, o maracujá, a cenoura, a clorela, entre outros. Os bioativos dos alimentos têm o poder de turbinar a imunidade dos animais e ajudar a reduzir os riscos de doenças (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas de pelo e pelagem, ansiedade de separação, etc.).
A qualidade terapêutica do alimento funcional é potencializada quando concentrada em suplementos, pois as doses excedem a capacidade que qualquer pet poderia consumir se comesse apenas o alimento. Em cada fórmula, são associados diversos ingredientes para que um ajude e complemente os benefícios do outro.
Outras técnicas
A medicina veterinária integrativa é composta por uma série de técnicas para garantir o bem-estar do animal. Uma delas é a Cinesioterapia, que é a terapia pelo movimento, estudada através da cinesiologia (estudo do movimento). Com isso, é necessário entender o funcionamento dos músculos e articulações dos animais. A cinesioterapia tem como objetivo prevenir, eliminar ou diminuir os distúrbios do movimento e função.
Cromoterapia
Conhecida desde a antiguidade, pode mudar estados emocionais, produzir harmonia e saúde os seres vivos. A cromoterapia trabalha o nível físico e os níveis mais sutis. É uma técnica muito suave, mas intensa, que reequilibra a dinâmica natural da energia do organismo.
Ozonioterapia
Na área medicinal, o ozônio age como um antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, modula o estresse oxidativo, melhora a circulação periférica, modula o sistema imunológico, a oxigenação, estimula a cicatrização e a epitelização. Também possui propriedades bactericidas, fungicidas e contra vírus, sendo muito utilizado no tratamento de feridas infectadas.
Reiki
É uma técnica de imposição de mãos com intenção de cura. A energia Reiki é definida como a energia cósmica que está dentro e fora de todos nós. O terapeuta reikiano nada mais é do que um canal por onde essa energia passa para chegar ao indivíduo que está recebendo o tratamento, seja ele uma pessoa, um animal ou um vegetal.
Acupuntura
O principal objetivo é trazer qualidade de vida para os animais e cura de diversas doenças. Muitas enfermidades são encaminhadas para a acupuntura porque não possuem tratamento na medicina convencional. Alguns pacientes (jovens ou idosos) são encaminhados para o tratamento de alívio da dor.
Em muitos casos, precisariam utilizar medicamentos por longos períodos, trazendo malefícios para órgãos como o fígado e os rins. Com a acupuntura pode-se alcançar um efeito analgésico melhor, mais intenso, mais duradouro e sem efeito colateral.
Fitoterapia
Na medicina veterinária, os fitoterápicos são utilizados para tratar inúmeras patologias de forma saudável e sem agredir o organismo, além de aumentar a qualidade de vida dos animais. As vantagens do tratamento com plantas medicinais são muitas. A ação biológica das plantas medicinais é eficaz, com baixa toxicidade e efeitos colaterais e deve ser aproveitada na cura para as doenças.
Florais
Os medicamentos florais são capazes de tratar além do físico, considerando também, o ambiente, a mente, o comportamento como promotores de saúde e bem-estar. As principais formas de administração utilizadas para animais são a oral (no alimento, na água ou direto na boca) e a tópica (borrifando no corpo).
Microfisioterapia
É uma técnica de terapia manual desenvolvida na França na década de 1980, baseada na embriologia, na filogênese e na ontogênese. Parte do princípio de que todas as células do corpo são capazes de armazenar memórias em todos os períodos da vida, até mesmo informações ancestrais. Considera, ainda, que todo ser vivo possui uma capacidade de se adaptar, se defender e autocurar, buscando um equilíbrio para se proteger dos malefícios do meio exterior.
Homeopatia
Reconhecida como especialidade médica há décadas, a homeopatia busca diagnosticar as suscetibilidades do paciente com o objetivo principal de evidenciar sintomas característicos que contribuam com a seleção do medicamento homeopático individualizado mais semelhante a este.
Após processo de ultradiluição seriada e dinamização de quantidades imponderáveis de substâncias oriundas dos reinos animal, vegetal ou mineral, os medicamentos homeopáticos podem agir equilibrando a força vital do indivíduo.
Uma boa alternativa é iniciar o processo de busca de qualidade de vida trocando pequenos hábitos. É importante estar atento a quantidade de calorias diárias que o pet ingere e se há algum quadro que poderia ser melhorado. Assim, é possível incluir um suplemento natural na rotina para substituir petiscos com alto teor calórico.