Conhecer a linguagem corporal dos cães faz com que os tutores compreendam o estado emocional do pet, garantindo uma comunicação mais efetiva e saudável
Hoje, 26 de agosto, é o Dia do Cão. Para celebrar, especialistas da BRF, empresa de alimentos que desenvolveu a ração Balance, reuniram uma série de curiosidades sobre a comunicação canina por meio da linguagem corporal.
“Assim como os humanos, cães conseguem expressar diversos sentimentos, como afeto, confiança, medo e alerta de perigo, simplesmente pela postura. Além disso, também são capazes de entender nossa linguagem corporal e atitudes”, explica Cleber Santos, especialista em comportamento animal da empresa.
Ele dá exemplos curiosos de como os cães se comunicam com seus tutores. Confira abaixo alguns deles:
Posição de alerta: Quando os cães apontam as orelhas para frente, alinham o rabo na altura do corpo e se apoiam na ponta das patas, significa que o pet está em sinal de alerta para algo que tenha ouvido, como por exemplo, alguém chegando em casa, outro cachorro passando na rua ou barulhos estranhos. Esse sinal pode gerar comportamentos de excitação, medo ou agressividade, dependendo do motivo que originou o estado de alerta do cãozinho.
Bocejo: O ato de bocejar pode ter significados diferentes, já que pode ser atribuído a sono ou cansaço dos pets ou pode ser um sinal de que o cachorro está estressado ou incomodado com algo. Muitos bichinhos bocejam quando levam broncas ou se assustam com algo.
Relaxamento: Quando estão com a cauda e cantos da boca relaxados e orelhas em posição natural, os cães estão se sentindo seguros, tranquilos e felizes. Geralmente encontramos pets com essa postura após exercícios físicos, brincadeiras e quando se sentem confortáveis no ambiente em que se encontram.
Desvio do olhar: É uma das formas mais comuns que os cães usam para demonstrar que estão se sentindo incomodados, estressados, assustados ou ameaçados por alguma coisa. É a maneira que esses pets aprenderam a se retirar de um conflito ou avisar que não querem contatos invasivos.
Rosnar: Cães rosnam quando querem dar a entender que não gostaram de algo. Muitas vezes, essa é maneira que o bichinho encontra de avisar para que alguém ou outro cão se afaste. Essa atitude pode preceder um avanço ou uma mordida, dependendo da situação e do estresse do cachorro.
Segundo Cleber Santos, os cães se comunicam 80% das vezes utilizando a linguagem corporal e somente 20% os demais sentidos. “Por isso, é importante que o tutor aprenda a identificar os sinais que o cão apresenta em seu comportamento. Pela postura que ele pode vir a mostrar diante de situações diversas, é possível evitar conflitos, compreender suas necessidades e melhorar a relação com o pet”, afirma o especialista.