Felinos precisam arranhar para afiar suas unhas, entre outras razões, como forma de eliminar as partes lascadas e desgastadas, obtendo novas e afiadas garras nas patas
Tutores de gatos sabem bem que o bichano adora arranhar móveis da casa, daí a necessidade de oferecer brinquedinhos que possam distrair o bichano, como os arranhadores. Ter esse tipo de objeto é mais útil do que o dono de um felino possa imaginar, considerando que eles têm, por natureza, a necessidade de arranhar.
O médico veterinário Marcello Machado explica o motivo desse costume animal e a importância de presentear o amigo com um arranhador:
Afiar as unhas: para eliminar as partes lascadas e desgastadas das unhas, a fim de novas e afiadas garras em suas patinhas.
Marcar território: essa parte vem, principalmente, do instinto. Mesmo que não haja outros gatos na mesma casa para entenderem que quem arranhou manda naquela área.
“Ao arranhar um objeto, ele deixará não somente sua marca ali, mas também seu cheiro por meio de feromônios liberados pelas glândulas de suas membranas interdigitais”, diz Machado.
Alongar o corpo: ao arranhar, os gatos esticam tanto as patas quanto todo o corpo, alongando seus músculos e se livrando das tensões.
“O ato de arranhar é preciso quando se é um gatinho, portanto, nada de repreender ou castigar o bigodudo, muito menos cogitar remover as unhas do bichinho, cirurgicamente.”
O especialista reforça que, se o tutor fizer isso, estará cometendo um ato de crueldade com o felino: “Quem tem amor pelo pet só procura fazer o bem a ele. Por isso, para evitar o desgaste de se incomodar com arranhões pela casa, invista no arranhador de gato, que você pode comprar ou até mesmo fazer”.
Opções no mercado
O médico veterinário sugere que, antes de comprar um arranhador para gatos, ou até mesmo fazer o seu, é preciso identificar qual tipo de superfície o felino prefere arranhar.
“Observe se a preferência dele é por superfícies horizontais ou verticais, com texturas lisas, ásperas ou enrugadas”, orienta Machado.
Após perceber essa opção do gatinho, é hora de escolher o arranhador perfeito. Nesse caso, existem vários modelos de arranhadores em meio aos brinquedos para gatos, separados em três diferentes modelos:
Arranhadores verticais: o nome já deixa clara a preferência do gatinho. Esses modelos “são os mais conhecidos e a principal referência quando falamos no assunto”.
“Normalmente é um pequeno mastro, envolto por corda, que você pode complementar com acessórios para gato, como uma bolinha amarrada por uma corda presa no topo do arranhador.”
Arranhador tipo torre ou árvore: esses modelos “são mais extravagantes, parecendo, na verdade, uma casinha de gato com arranhador”.
“Eles possuem mais mastros para o gatinho arranhar, contando também com áreas de descanso para o felino dormir e repor suas energias, tranquilamente”, explica Machado.
Arranhadores tipo tapete: são mais simples, perfeitos para gatos filhotes ou os que preferem arranhar na horizontal. “Também são ótimos para levar em viagens, por serem fáceis de transportar e não ocuparem muito espaço.”
Como ensinar a usar
O local onde o tutor instala o arranhador é muito importante para atrair o felino até ele, pois isso ajudará a determinar se o pet vai ou não se interessar por seu brinquedo novo.
“Procure sempre por lugares visíveis, principalmente os que você perceber que seu gato tem preferência, ou próximo a locais em que ele costuma arranhar”, ensina o médico veterinário.
Ele sugere que o dono do felino evite lugares que não ofereçam visibilidade ao pet, como os cantos dos cômodos ou locais mais escondidos da casa.
“É importante que o arranhador para gato esteja firme, para evitar que o fofinho se assuste com qualquer balançada, também sendo resistente para aguentar as unhadas e não quebrar.”
Se o tutor ainda está com dificuldades para atrair o bichano até o arranhador, existem alguns truques que podem ajudá-lo. “Experimente deixar seu cheiro no brinquedo, esfregando um cobertor ou algo do tipo, ou até entre na brincadeira e mostre para que serve o novo acessório da casa, arranhando o brinquedo”, explica Machado.
Ele acrescenta que “contar com um reforço positivo também é uma ótima saída para quem está tentando atrair o pet, oferecendo um petisco para gato quando ele usa o arranhador”.
Faça você mesmo!
Se o dono de um felino está procurando um arranhador barato, de acordo com o especialista, uma ótima opção é, ao invés de comprar um pronto, fazer do zero. “Você só precisará de duas placas de MDF do mesmo tamanho, cano PVC, corda sisal e cola.”
“Corte círculos do tamanho do cano de PVC nas placas de MDF, de forma que elas encaixem nas extremidades do cano perfeitamente. Enrole a corda sisal bem apertada por todo o PVC, colando cada ponta da corda e segurando até que esteja perfeitamente firme e colada”, exemplifica o médico veterinário.
Um petisco vai bem
Ainda conforme sugere o especialista, “além de ser presenteado com um brinquedo novo, como um arranhador, oferecer um snack para o gato vai redobrar os momentos felizes com o seu amigão”.
“Se o tutor quer agradar ao gatinho, ele deve oferecer petiscos específicos, pois muitos dos alimentos para humanos podem causar intoxicações sérias nos animais de estimação”, aponta Machado, salientando que “os snacks podem ser oferecidos como agrado ou recompensa, mas não substituem a alimentação completa diária”.