Alimentos como, cenoura, chuchu e abobrinha também contribuem para a absorção de nutrientes
No verão, os pets precisam consumir mais água para manter a qualidade de vida e para a hidratação. Uma forma de minimizar os efeitos das altas temperaturas, nesse período, é a dieta adequada de alimentos que favorecem a absorção de líquidos pelo organismo do animal.
Nessa listas estão legumes como abobrinha, chuchu e a cenoura, que possuem alta incidência de água, baixo valor calórico e vitaminas diferentes A Vitamina A, por exemplo, encontrada na cenoura, estimula o crescimento e o bom desenvolvimento dos pets. Já a B3, presente na abobrinha, beneficia o metabolismo dos cachorros. Por sua vez, as fibras, que fazem parte da composição do chuchu, favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo desses animais.
Segundo Thiago Gonçalves, head fabril da indústria do segmento pet, Chef Bob, algumas empresas oferecem cardápios com alimentos que possuem alta incidência de água e que são aliados de cães e gatos no verão. “Há cardápios de acordo com as necessidades nutricionais de cães e gatos, como raça, porte, idade e orientações do veterinário”, informa.
Segundo Gonçalves, além da alimentação, é necessário que o tutor deixe recipientes de água ao alcance do animal, mas não muito próximo de onde o pet costuma se alimentar. “O ideal é manter distância razoável para que o bicho não desloque o pote e, acidentalmente, molhe a refeição”, ensina
Frutas
Rachel Mosna, médica veterinária do Chef Bob, acrescenta que os dias mais quentes são ideais para o consumo de frutas com alto teor de água. “Além de opções mais saudáveis em relação ao valor calórico, as frutas possuem uma série de benefícios ao organismo humano e também dos pets”, afirma.
Entre as opções para os pets Rachel cita melão, melancia, manga e polpa de coco verde. “O responsável pelo pet deve remover toda a casca e sementes da fruta, que pode ser servida em temperatura natural ou um pouco gelada”, ensina.