Fique atento às recomendações na hora de presentear alguém com um animal de estimação no Natal
A principal recomendação é manter a rotina alimentar do seu animal de estimação. O costume de oferecer os restos da mesa pode resultar em sérios problemas de saúde e, até levar o animal à morte. Ossos de frango, de porco, de carneiro e caroços de frutas, especialmente de pêssego, podem causar perfurações e obstrução no intestino. Outro descuido sério é permitir a ingestão de bebidas alcoólicas.
“Uma pequena quantidade de cerveja, por exemplo, em muitos casos é suficiente para causar coma e morte rápida”, afirma Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.
Segundo ela, a chegada dos convidados para a festa pode alterar o comportamento do animal. Até mesmo os mais dóceis podem se tornar agressivos diante de pessoas estranhas ao seu convívio. “É aconselhável que ele fique em um lugar tranquilo e que possam ter acesso ao seu esconderijo, quando explodirem os rojões”, recomenda.
Como escolher um animal para presentear
Conforme explica Vininha, para quem deseja presentear alguém com um filhote, é importante consultar o futuro proprietário, se ele deseja realmente ter, cuidar e se responsabilizar pelo animal.
“A compra impulsiva de certas pessoas e a falta de orientação, associadas aos maus criadores, resultam no aumento do número de animais abandonados ou sujeitos a enormes sofrimentos”, orienta. “Um presente muito interessante é oferecer ao amigo um animal adotado, pois, agindo assim, estará dando prova que sua amizade é sincera e sem preconceito.”
Além disso, ela diz que entre os cães existem inúmeras raças, cada uma tem sua peculiaridade e isto deve ser analisado na hora da aquisição. Alguns se adaptam melhor às pessoas ativas e outras são excelentes para companhia, podendo permanecer ao lado do dono simplesmente observando-o. “Jamais entregue o filhote durante a festa, isto poderá gerar muita curiosidade nas pessoas presentes e um enorme pânico no indefeso animalzinho”, ensina.
Durante esta época do ano, ocorre um crescente número de incidentes com os cães e gatos, mas evita-los é fácil, basta-se agir com os devidos cuidados. “Guarde para o animal o seu melhor momento, sua intimidade. Ele não precisa de muita gente em volta para se sentir feliz, mas de um tutor consciente que saiba oferecer muito carinho e segurança”, recomenda.