Solução visa diminuir o estresse dos animais de estimação
Não é de hoje que os pets têm atraído a atenção de todos os setores do mercado. Atualmente, os animais domésticos têm acesso a roupas, cosméticos, creches, medicamentos, entre outros produtos, todos exclusivos para eles.
Apesar da oscilação em relação às variações socioeconômicas, o segmento passa longe de qualquer crise, tanto que a previsão é de que os negócios nessa área acumulem um crescimento superior a 12%, em 2023, chegando a uma receita de R$ 67,4 bilhões de reais, de acordo com estimativas do Instituto Pet Brasil.
É sempre pensando em trazer mais conforto para os animais de estimação que as novidades aparecem. Só quem possui um pet sabe o sofrimento que é levá-lo para coletar sangue.
“Dói no humano, mas também incomoda o animal. Pensando nisso, desenvolvemos um dispositivo que ajuda reduzir todo esse estresse, além de ser menos invasivo”, informa o coordenador de marketing da Allcrom, Sandro Andrade.
Como funciona
Andrade explica que, com um sistema semelhante ao que já é utilizado nos aparelhos de medição de glicose, o dispositivo permite que os próprios tutores realizem a coleta, tornando o processo mais rápido, conveniente e confortável, pois não há a necessidade de puncionar a veia.
“Com uma agulha ultrafina, é feita uma microperfuração na cauda do animal e, ao aproximar a ponta do dispositivo da gota de sangue, o material é absorvido. Dessa forma, os responsáveis pelos pets têm mais autoridade sobre a saúde dos animais. Por outro lado, os veterinários também podem realizar os exames de um jeito menos traumático”, detalha.
Ele destaca que, diferentemente da medição de glicemia, que também é feita em casa, o material coletado precisa ser direcionado para um laboratório especializado, já que a análise e a obtenção de resultados demandam equipamentos mais específicos e sensíveis. “O objetivo é uma coleta de sangue menos dolorosa e invasiva para o pet”, conclui Andrade.