Confira dicas para manter o ambiente higienizado sem afetar o bem-estar dos animais
Atualmente, criar pets dentro de casa é comum, já que muitos desses bichinhos passaram a fazer parte da família. Porém, para uma convivência saudável em relação à higiene, alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar dos bichinhos. A limpeza do ambiente é um deles.
Por natureza, os animais, em sua maioria, são extremamente sensíveis e, ao mesmo tempo, curiosos. Sendo assim, é preciso preparar um ambiente para eles, e a atenção aos produtos de limpeza e ao que está ao alcance deles deve ser redobrada para que acidentes sejam evitados.
De acordo com o responsável técnico da Maria Brasileira, João Pedro Fidelis Lucio, as substâncias neutras são as mais recomendadas para a higienização do ambiente. “O álcool é uma solução versátil e eficiente para desinfetar áreas de maior contato. Use-o para limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos que ele tenha acesso”, sugere.
No entanto, segundo o especialista, é importante diluir o álcool em água antes de usá-lo, pois ele puro pode ser tóxico. “Sabão e detergente neutro também são excelentes aliados na limpeza diária de pisos, azulejos e outros locais que o animal frequenta”, menciona. “Estes produtos são considerados suaves e não contêm ingredientes agressivos que possam prejudicar a saúde do pet”, acrescenta.
Recomendações
Conforme Fidelis Lucio, ao higienizar o ambiente, é preciso certificar-se de enxaguar bem as superfícies após a limpeza para evitar qualquer resíduo que possa ser prejudicial. Além disso, o técnico destaca que aspirador de pó é um item quase obrigatório para quem tem animais, principalmente para limpar carpetes e sofás.
O especialista alerta ainda que, assim como existem produtos seguros, alguns não são recomendados, por ter substâncias muito fortes que podem afetar diretamente a saúde e o bem-estar dos animais. “Substâncias à base de cloro são um perigo para os pets, pois podem causar irritação na pele e nas vias respiratórias, além de ser prejudicial, se ingerido acidentalmente. Produtos com ácido, amônia e outros com cheiro muito forte também podem causar esses sintomas”, exemplifica
Cuidados com a mobília
O xixi no sofá é algo muito recorrente para quem cria os pets dentro de casa, sendo assim, a limpeza correta do móvel é indispensável para evitar o acúmulo de odor e manchas e, principalmente, faz toda a diferença para manter a vida útil do estofado.
O acúmulo de xixi pode deixar manchas difíceis de sair apenas com um paninho molhado. Com o tempo e a recorrência desses pequenos acidentes, o tecido vai ficando cada vez mais manchado e perdendo a cor, além do cheiro que pode não sair. “Uma limpeza especializada é a melhor opção para quem quer manter o tecido sempre novo e prolongar a vida útil do móvel”, sugere Fritz Paixão, CEO da CleanNew.
Para tanto, Paixão recomenda a blindagem. “Este processo facilita a manutenção diária e evita o acúmulo de sujeiras, protegendo contra líquidos e evitando os odores, ideal para animais”, conclui.