Maus-tratos vão além da violência física. Abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene, são alguns dos exemplos que devem ser denunciados
Criada em 2006 pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais, nos Estados Unidos, e posteriormente aderida em todo mundo, a campanha Abril Laranja tem por objetivo conscientizar e prevenir casos de maus-tratos contra animais.
A campanha levanta também a uma reflexão importante sobre bem-estar animal: o que é feito para coibir e punir esse tipo de violência?
No Brasil, a legislação considera que maltratar um animal é crime desde 1998 (lei federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998). Quando se tratar de cães e gatos, a pena prevista, desde de setembro do ano passado, varia de 2 a 5 anos de prisão, pagamento de multa e proibição de guarda.
Maus-tratos vão além da violência física. Abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, claro, casos de agressão, são alguns dos exemplos que merecem ser denunciados urgentemente para garantir uma melhor vida aos animais.
Levantamento da agência Fiquem Sabendo, mostrou que o estado de São Paulo, por exemplo, registrou um aumento de 81,5% nas denúncias de violência recebidas pela DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal) de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Foram 12.581 queixas contra 6.932 registradas nos primeiros sete meses de 2019.
Como denunciar
No Estado, toda denúncia contra maus-tratos pode ser realizada em delegacias comuns ou especializadas em meio ambiente e animais, como a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.
No resto do Brasil, é possível entrar em contato com o Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190).
Adote um animal abandonado
O MeAuDote é um aplicativo para dispositivos móveis voltado para a doação e adoção de animais abandonados. É gratuito e pode se pode ser utilizado por qualquer pessoa. Para Android, o link (encurtado) para download é ow.ly/Z74M30oreIh; e para IOS (Apple) é ow.ly/n5Z930orfJ9.
Veiculada há 122 anos pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a revista A Lavoura mantém, há um bom tempo, uma coluna especialmente dedicada os animais: a PET&CIA, que ainda conta com sua versão online.
Na edição impressa nº 722, a publicação dedicou espaço ao mercado pet, trazendo informações, inclusive, sobre bem-estar dos animaizinhos de estimação. Para ler gratuitamente a matéria principal, acesse o link alavoura.com.br/?p=2321. Para assinar a revista e recebê-la no conforto de sua casa, envie um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br