Saiba como deixar seu cachorrinho livre desses parasitas indesejáveis
Tutores que têm dificuldades em adquirir produtos para seus pets, por conta dos altos preços, ou mesmo tratar animais com alergias aos industrializados, podem controlar ou eliminar pulga e carrapato do cãozinho de estimação utilizando ervas, óleos essenciais e outros materiais acessíveis, muitos dos quais são utilizados no dia a dia.
Vale lembrar que pulga e carrapato se alimentam do sangue do cachorro, causando coceiras intensas, podendo até deixar o animal anêmico, além de transmitirem algumas doenças. Mas é possível colocar fim nesses parasitas garantir a saúde do seu bichinho com cuidados simples e produtos mais em conta.
Para deixar o seu cachorro livre desses parasitas indesejáveis, tudo começa com a higiene do cãozinho. Nada melhor que um com banho e o uso de xampu específico para resolver esse tipo de problema. Mas, lembre-se, de consultar um veterinário. Nas grandes cidades, há hospitais gratuitos, mantidos pelas prefeituras, ou centros de atendimentos, custeados por Organizações sem fins lucrativos (ONGs). Outra medida é eliminar e pulgas e carrapatos dos cães e dos ambientes aos quais esses animaizinhos têm acesso. Veja, a seguir, algumas sugestões:
Vinagre com bicarbonato
Uma solução caseira de vinagre e bicarbonato deixa a casa livre de insetos que parasitam o seu cão. Basta misturar em um recipiente grande 250 ml de vinagre de maçã, 125 ml de água, ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio e misturar para homogeneizar. Depois, coloque essa mistura em um borrifador e aplique nas almofadas, no sofá, nos cantos das paredes durante 7 dias e pronto.
Para eliminar carrapato em cães (adultos e filhotes), misture em um recipiente partes iguais água e vinagre de maçã, umedeça um pano limpo com a mistura e passe com cuidado sobre pele do animal, evitando que entre em contato com os olhos
Por conta do cheiro forte, o vinagre é um remédio caseiro para eliminar as pulgas em cachorros. Para isso, misture uma xícara de vinagre e uma xícara de detergente líquido. Coloque em um recipiente e use a mistura para dar banho no seu cachorro, umedeça o pelo e espalhe a mistura que preparou. Deixe-a atuar por meia hora e utilize um pente para pulgas para tirar as pulgas do pelo. Depois, lave muito bem o cachorro para remover todo o excesso. Repita este procedimento duas vezes por semana para acabar com as pulgas do cachorro de maneira eficaz.
Outra opção é misturar meia xícara de água e meia xícara de vinagre branco ou de maçã. Com um pouco de xampu anti-pulgas para cachorros. Use essa mistura na hora do banho, deixe agir por 5 minutos e depois enxágue bem. Misture em um pulverizador meia xícara de água e meia xícara de vinagre de maçã e utilize sobre o pelo do animal como repelente de pulgas e aliviar a coceira provocada por esses insetos. Também pode adicionar uma colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco no recipiente de água do cachorro.
Óleos essenciais ou naturais
Ainda para a limpeza do ambiente, uma solução eficaz é o uso de óleos de essências de hortelã ou de eucalipto, que acaba com pulgas e carrapatos e deixa um aroma gostoso no ar. É simples: vasta colocar algumas gotas na água usada para limpar a casa.
Como as pulgas não apreciam o odor dos cítricos, o uso de limão, lima, laranja ou outra fruta cítrica também servem para mantê-las longe. Ferva um litro de água e adicione umas rodelas de limão. Deixe esfriar durante a noite e no dia seguinte coloque a água por todo o corpo do cachorro, evitando o focinho e os olhos. Enquanto a mistura estiver agindo, não deixe o cão ficar ao sol. Se houver algum desconforto, retire a solução com água em abundância. A mesma mistura feita com limão e água também é útil para eliminar alojam as pulgas em almofadas e tapetes.
As frutas cítricas também causam rejeição nos carrapatos, por isso são um ótimo remédio para eliminá-los. Para isso, será necessário que fazer um repelente caseiro, para o qual será necessário um pulverizador. Entre todos os cítricos, o que causa um maior efeito nestes parasitas é o limão, mas você também pode utilizar a laranja, a toranja ou a lima.
Enquanto o remédio caseiro dos cítricos estiver fazendo efeito, não deixe o animal se lamber, para evitar problemas gastrointestinais no cachorro. Este repelente caseiro também é muito útil para desinfetar zonas de casa com carrapatos e evitar que voltem a aparecer.
Coleira caseira
Além dos remédios caseiros para pulgas em cachorro, é possível fazer uma coleira anti-pulgas, sem o uso de inseticida como as que são comercializadas no mercado. Basta diluir em água algumas gotas de essência de alecrim ou de lavanda, umedecer um pano com essa mistura e, a seguir, colocá-lo ao redor do pescoço do seu cachorro, dando um nó. Para potencializar o efeito, pode misturar umas gotas da essência com azeite de oliva e aplicar na base da cauda do cachorro.
Pode-se, ainda, utilizar vários tipos de óleos essenciais, tais como de cedro, lavanda, tomilho, citronela, gerânio e manjericão. É só adicionar uma ou duas gotas de cada um deles em um pano umedecido, colocar ao redor do pescoço animal.
Camomila e outros produtos
A lista de remédios naturais contra carrapatos para se preparar em casa também pode incluir camomila; cítricos, óleo de amêndoas; de neem; de rícino; de canela; e de lavanda. Para eliminar esses insetos dos cães (filhotes e adultos), pode-se fazer uma infusão de camomila natural. Assim que esfria, umedeça uma bola de algodão ou um pano limpo, escorra bem e esfregue na pele do seu cachorro com suavidade, em especial nos locais afetados pela picada.
Também pode misturar partes iguais de óleos naturais de lavanda, limão, cedro e manjericão com uma infusão de camomila para aumentar o efeito antiparasitário do remédio caseio. Se preferir, pode substituir a camomila por hortelã. No caso de usar óleos essenciais terá que fazer o mesmo que no remédio anterior, mas diluir duas gotas de cada óleo em um litro de água purificada. Aplique a solução caseira sobre a pele do seu cachorro umedecendo um pano limpo na mesma.
Além dos cítricos, recomenda-se uma mistura eficiente, feita com o uso de óleos essenciais (duas gotas de cada um) de limão, de canela, de rícino e de sésamo, diluídos em um litro de água purificada. Umedeça um pano limpo na mistura e aplique sobre a pele do seu cachorro com muito cuidado. Atenção: não deixe o seu pet lamber o remédio, pois o rícino pode ser venenoso para os peludos.
Óleo de neem
O óleo de neem é um bom repelente natural para os carrapatos. Basta aplicar o óleo natural de neem diretamente sobre a pele do animal com a ajuda de um pano limpo ou misturá-lo com água. No caso de usar óleo essencial de neem, deve-se diluir duas gotas do óleo em meio litro de água.