Região requer cuidados constante dos tutores
Estar atento ao comportamento dos animais de estimação é fundamental para os tutores garantirem o bem-estar dos bichinhos. Orelhas e, principalmente, os ouvidos dos pets demandam cuidados especiais no momento da higienização.
“É comum que os animais de estimação balancem a cabeça ou coloquem as patas nas orelhas, entretanto, se isso acontece com frequência, pode ser um final de infecção ou até alergias”, explica o grommer Renato Leiva, especialista do segmento de saúde e bem-estar animal.
Mas, como saber quando devemos limpar as orelhas dos pets? “O ideal é limpar os ouvidos somente em caso de sujidade ou umidade. Cães com muitos pelos nos ouvidos devem ter os pelos aparados para facilitar o manejo e a limpeza”, orienta Leiva.
Como higienizar?
O especialista informa que é importante deixar a água longe das orelhas do animal durante o banho. Além disso, limpar cuidadosamente a região com um pano seco embrulhado nos dedos ajuda a manter a área higienizada e até a identificar possíveis alterações.
“O ideal é limpar somente com algodão e até onde a ponta do dedo alcançar. Também é preciso ter cuidado e nunca introduzir o dedo no conduto com unhas longas ou qualquer material pontiagudo, pois pode provocar acidentes”, ensina Leiva.
Ele alerta ainda que todo e qualquer cuidado deve ser avaliado por um profissional e evitar dicas que parecem milagrosas na internet, pois qualquer intervenção sem aprovação de um médico veterinário pode causar sérios problemas nas orelhas e nos ouvidos dos pets.
Ainda segundo Leiva, é importante limpar os ouvidos somente se foi identificado algum pequeno resíduo de sujidade, usando produto específico para limpeza dos ouvidos do pet.
“Utilize um algodão para limpar somente a área mais externa e sempre leia o rótulo antes de utilizar qualquer produto. Se identificar sujidade, mau cheiro ou dor, encaminhe seu pet a um médico veterinário. E ao notar que os ouvidos estão saudáveis e livres de sujidade, de preferência, não mexa”, arremata o especialista.