Tocar o gado e tranquilizar equinos estão entre as atividades exercidas
A lida diária com os animais nas fazendas impõe desafios aos produtores rurais com bovinos, equinos ou outros animais de produção. O uso de cães está entre as mais recomendadas opções para contribuir com a rotina em haras, centros de treinamentos, provas equestres e a condução de gado.
Maria Amélia Salviano, gerente de Marketing Equinos da Vetnil, explica que determinadas raças têm mais habilidades para realizar tarefas de rotina, mas os cães também desempenham importante papel emocional na propriedade.

Algumas raças, como a Cimarrón Uruguayo, têm habilidades que as tornam perfeitas para a lida Foto Pinterest/Divulgação
Raça Cimarrón Uruguayo
Ela completa que esse é o caso dos cães da raça Cimarrón Uruguayo – fundamentais no dia a dia da Cabanha Oviedo, em Santa Rosa (RS). “Eles são inteligentes e amam esse trabalho da lida na cabanha”, salienta.
Segundo Aline Monteiro da Cabanha Oviedo, essa raça aprende rapidamente tarefas e comandos e acaba se tornando fundamental em diferentes rotinas. “Com um latido forte bem característico, esses cães são eficientes no momento de carregar e descarregar bovinos dos caminhões e de tocar o gado com os cavaleiros”, ressalta.
Ela destaca ainda que os cães também são muito importantes para a proteção contra outros animais que podem ameaçar a segurança do rebanho. “Mas, além disso, colaboram com o desenvolvimento de potros, sendo muitas vezes flagrados brincados soltos no campo com eles”, conta a fazendeira.
Aline revela também que, numa outra frente, os cães da Cabanha Oviedo colaboram para a manutenção da tranquilidade dos cavalos atletas que se preparam para disputar importantes competições.
LEIA TAMBÉM
Investir em capacitação profissional é o caminho para transformar o setor pet no Brasil
Raça Buldogue Campeiro
A preparação dos equinos para participação de provas é fator chave para obtenção de bons resultados desportivos, já que o estresse pode prejudicar seu desempenho e até mesmo impactar sua saúde, além de interferir no seu bem-estar.
Proprietária de uma cadela da raça Buldogue Campeiro de nome Braza, Márcia Schultz, do Centro de Treinamento Don Erno, de Gravataí (RS), destaca a relação dela com animais no CT.
“A relação de Braza com os cavalos começou quando eu passeava com o nosso guacho. Eu fazia esse passeio duas vezes ao dia e a Braza sempre estava junto, como uma companhia mesmo”.
Ela destaca a aptidão da cadela para variadas atividades no campo. “Toda vez que o pessoal sai a cavalo para fazer doma, ela acompanha por vontade própria. O mesmo ocorre com a lida diária do gado. Braza ajuda muito no momento da separação, tocando e recolhendo os bovinos”, completa.

A raça Buldogue Campeiro tem aptidão para variadas atividades no campo Foto Pinterest/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Figura carimbada
Márcia sublinha que, “além de nossos melhores amigos, os cães são ótimos companheiros e defensores dos animais de produção, como equinos, bovinos e ovinos. Nas exposições, por exemplo, Braza já é figura carimbada e todos a conhecem. Quando a levamos, ela fica sem coleira, tamanha obediência”, salienta.
Maria Amélia reforça ainda que essa presença e a própria aptidão dos cães para tarefas no campo são importantes, inclusive para os funcionários das propriedades espalhadas pelo país. “Nas provas equestres, os cães podem tranquilizar os equinos e colaborar para a manutenção de sua tranquilidade em um ambiente com potencial para desencadear estresse nos cavalos”, conclui.
Fonte: Vetnil
Foto abertura: Mais que companheiros, cães desempenham papel fundamental nas tarefas em fazendas e haras Foto Vetnil/Divulgação