A Embrapa Agroindústria de Alimentos e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) estão promovendo o II Simpósio Internacional de Extrusão de Alimentos. A extrusão é uma técnica de processamento de matérias-primas que permite, entre outras coisas, produzir alimentos sem glúten como massas, doces e sopas instantâneas. O tema interessa aos portadores de doença celíaca (patologia que atrofia as vilosidades da mucosa do intestino delgado prejudicando a absorção de nutrientes e água). De acordo com a Associação de Celíacos do Brasil , só no Brasil, existem mais de 600 mil celíacos. O Simpósio será de 23 a 25 de junho, no Rio de Janeiro, e é dirigido a empresas de alimentos, técnicos e pesquisadores ligados a nutrição, engenharia de alimentos, química, biologia, agronomia e zootecnia.
Três grandes áreas agroindustriais têm adotado a extrusão. A primeira visa a produção de alimentos para consumo humano como snacks, farinhas pré-gelatinizadas, sopas instantâneas, massas e bebidas de rápido preparo, sem glúten, e elaboradas a partir da combinação de cereais como milho, arroz, gergelim, quinoa e soja.
Rações para animais
A segunda área tem foco na produção de rações para animais de pequeno porte como cães, gatos, aves, suínos e peixes. A Embrapa Agroindústria de Alimentos, por exemplo, tem pesquisado a extrusão da torta de mamona para suplementar a dieta de caprinos. A extrusão elimina a toxidez contida na semente da mamona que, dependendo da concentração, pode causar alergias e morte dos animais.
A terceira e mais recente área diz respeito à extrusão de alimentos com propriedades funcionais a partir de compostos de amidos, pectinas e proteínas. “O Simpósio será uma oportunidade para atualizar conhecimentos técnicos e científicos. Novas tecnologias precisam ser incorporadas ao setor produtivo e o mercado consumidor tem que conhecer as vantagens desse processo em relação aos tradicionais na agroindustrialização de alimentos”, afirmou José Luis Ascheri, pesquisador da Embrapa.
O Simpósio contará com palestrantes da França, Estados Unidos e Brasil que estarão divididos em sessões de debate ligadas a produtos proteicos na indústria de extrusão de alimentos, novos produtos derivados da extrusão, automação na indústria de alimentos e elaboração de ingredientes funcionais por extrusão termoplástica. Detalhes da programação estão em http://www.isfex.com.br/.
Outras informações: 21 3622 9796.