Já está definida a imagem do selo de qualidade “100% Feijão”, que deverá estar estampado nos pacotes das principais marcas de feijão do país a partir de junho. Até agora, 25 empresas já aderiram ao projeto e estão se adequando às normas de qualidade exigidas pelo selo.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, as adequações deverão trazer benefícios tanto para as empresas do setor como para o consumidor. “As empresas passarão por uma certificação minuciosa e após se habilitarem certamente terão um inédito argumento de vendas. Quanto ao consumidor, quando bem informado, ele reconhece e paga por um produto seguro” afirmou.
Apresentada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes e à Câmara Setorial do Feijão e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) durante o mês de março, a iniciativa foi aprovada. O Ministério acolherá as eventuais denúncias de violações à legislação do “100% Feijão” . O selo é um certificado concedido às empresas que seguem as normas de manipulação de alimentos, apresentam no pacote as especificações corretas do grão e produzam de forma sustentável.
As marcas que já terão o selo em seus pacotes são as seguintes: Flor do Sul, Barão, Biju, Caipira, Caldo Bom, Camil, Codil, Combrasil, Delicia, Dona Cota, Du Rio, Ferreirinha, Galante, Grãos Brasil, Kikaldo, Máximo, Namorado, Pantera, Pé Vermelho, Pereira Pink, Primavera, Turquesa, Vitoria e Zaeli.