Nova cultivar de grão-de-bico oferece diversificação da cultura

Sementes maiores, arredondadas e de coloração creme, com dupla aptidão, podendo ser utilizada tanto na indústria de conservas (grãos reidratados) como para o consumo seco. Essas são as principais características da BRS Cristalino, a mais nova cultivar de grão-de-bico lançada pela Embrapa Hortaliças (DF).

O objetivo do desenvolvimento dessa nova variedade, representante do grupo Kabuli, foi obter maior diversificação da cultura com foco no mercado interno e na exportação, elevando as opções de plantio para os produtores brasileiros.

Características

Em média, essa cultivar apresenta um ciclo de 110 a 120 dias, após a semeadura, variando em função das condições de cultivo. A colheita pode ser totalmente mecanizada, utilizando colheitadeiras convencionais.

“O grão-de-bico, além de ser um importante componente da alimentação, é uma leguminosa interessante para os sistemas de agricultura sustentável, devido ao seu baixo custo de produção, à sua extensa adaptação climática, ao uso em rotação de cultura e à grande capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico”, destaca o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

Fonte: Ibrafe