Cultivar apresenta produtividade média de 60 toneladas por hectare, além de tolerância a doenças
Com alta produtividade e tolerância às principais doenças da cultura, a BRS Riva, cultivar de cebola lançada pela Embrapa Hortaliças, pode ser mais uma opção para o produtor. A cebola tem mostrado alta tolerância à mancha púrpura em campo e à antracnose em casa de vegetação, além de produtividade de aproximadamente 60 toneladas por hectare.
Para Valter Rodrigues, pesquisador da Embrapa Hortaliças, as principais características dessa cultivar são a alta produtividade, a boa qualidade dos bulbos e alta tolerância a doenças foliares. “Na população de 600 mil plantas por hectare, limite recomendado para essa nova cultivar, a produtividade gira em torno de 60 toneladas por hectare”, afirma.
Quando assunto é doença, Rodrigues destaca as mais comuns. Ele conta que, em campo, a cebola tem mostrado alta tolerância à mancha púrpura. Já em casa de vegetação, com inoculação artificial, tem sido tolerante à antracnose. “Já em relação às pragas, ainda não existem informações. A principal praga da cebola é o tripes e, aparentemente, ela possui um comportamento diferente dos outros materiais do mercado”, explica.
Ainda de acordo com o pesquisador, o material foi testado e recomendado para as regiões Centro-oeste e Sudeste, sendo o plantio realizado de março a maio. No entanto, em regiões mais frias, é preciso tomar mais cuidado com a época de plantio, com preferência para o plantio antecipado, de março até início de abril. “Os cuidados de manejo são os mesmos adotados com as outras cultivares plantadas nas regiões. Já o ciclo gira em torno de 140 e 150 dias em semeio direto e entre 165 e 170 dias no sistema de transplante de mudas”, orienta Rodrigues. Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Hortaliças através do telefone (61) 3385-9000.