Os produtos adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), são doados à população mais vulnerável do Rio Grande do Sul
Cerca de 71 toneladas de alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar começaram a ser distribuídas a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar no Rio Grande do Sul. A ação também é uma maneira de colaborar com produtores orgânicos e familiares afetados pela crise, devido à pandemia do coronavírus.
Os produtos foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS).
Foram investidos R$ 190.680,35 do orçamento para aquisição de alimentos produzidos por 24 agricultores familiares dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Morro Redondo e Arroio do Padre.
Itens doados
Entre os itens produzidos estão frutas, legumes e hortaliças que serão destinados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de São Lourenço do Sul. A ação vai beneficiar mais de 2.700 pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional.
A iniciativa, em conjunto com o Ministério da Cidadania, foi iniciada em 2019, por meio de um projeto enviado pela Cooperativa Sulecológica, formada por agricultores familiares.
O PAA oferece a pequenos agricultores a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa auxilia também no combate à fome de milhares de pessoas em todo país.