Apesar do cancelamento de algumas feiras internacionais, a produção e as exportações se mantiveram nos prazos, mesmo com a evolução do novo coronavírus, segundo o Organis. A entidade também observou um aumento da demanda por alimentos orgânicos neste período
A Organis, entidade representativa do setor orgânico, anunciou que o primeiro trimestre de 2020 foi estável para o setor de orgânicos. Apesar do cancelamento de algumas feiras internacionais, a produção e as exportações se mantiveram nos prazos, mesmo com a evolução da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O levantamento considerou o abastecimento e comercialização de orgânicos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro. Segundo informações do Ministério da Saúde, o pico da enfermidade no País será nos meses de abril e maio, quando os impactos serão mais sentidos pela sociedade e pelo mercado.
“Os impactos começam agora, em especial no mercado externo porque há muitas restrições de logística. No mercado interno, até agora, não se vislumbra desabastecimento de matéria prima e nem de produtos industrializados. Muitos dos associados da Organis destinaram estratégias de emergência para atender os varejistas e o consumidor final porque praticamente dobrou o interesse do cidadão, e com muita disposição em pagar o valor de um alimento mais saudável”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis.
Revisão de planejamento
A entidade decidiu reestruturar seu planejamento de 2020, mas manteve a projeção de crescimento de 10% no ano, segundo eles, por conta de um aumento da demanda por alimentos orgânicos durante a pandemia.
“Nossa estimativa era conservadora e com a crise da pandemia, talvez seja um número real: 10% ao ano. As feiras e os eventos nacionais foram adiados, mas as empresas vão manter seus lançamentos. Já dá para sentir que a procura por produto orgânico aumentou com a pandemia e novos consumidores vão conhecer a cadeia e colocar pelo menos um item na sua rotina de compras. Isso é muito importante e beneficia o produtor familiar e o supermercadista que terá mais opções para oferecer”.
Ebook
A Organis também lançou um ebook “O que é produto orgânico?”, patrocinado por parceiros e empresas associadas: Ecocert, Organic4, Vapza, Itajá, Fazenda da Mata, Rio Bonito, Sta Julieta Biocom todas as informações sobre o produto orgânico.
“Com o ebook queremos que as pessoas saibam e valorize toda cadeia do setor, da semente ao cliente; consiga entender a legislação e o processo de rastreabilidade que garante o produto orgânico além do selo oficial. Empresas associadas foram sensíveis nesse momento e investiram na produção desse material, com informação de qualidade para o cidadão numa linguagem bem amigável”, explica o diretor da Organis.
O download deve ser feito no site da entidade ou pelo link https://organis.org.br/o-que-e-produto-organico/