Cooperativa lideradada por Ricardo Fritsch (na foto) vende de cervejas artesanais até chás orgânicos
Nascida em 2001, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, a Coopernatural — associada da Rede OrganicsNet — atravessa duas décadas de existência apostando na diversidade de produtos no seu portfólio. De canjica de milho, passando por cerveja artesanal, até geleias, chás, além da novidade que é o amendoim torrado, somam-se quase 200 produtos.
“Viemos ampliando nosso portfólio para atender ao crescimento do mercado (…) Quanto maior a variedade no nosso leque de produtos, mais fácil e atrativa é a operação de venda e a logística de distribuição”, explica Ricardo Fritsch, presidente da cooperativa, em entrevista à Revista A Lavoura.
A cooperativa reúne hoje 26 produtores rurais orgânicos de pequeno porte promovendo a agricultura familiar e ecológica na região.
Fritsch conta que uma das vantagens de fazer parte da associação é a remuneração justa e digna pelo seu trabalho, o que ajuda a evitar o êxodo rural.
“Aqui é o agricultor que estabelece o preço do seu produto, e nós formamos o custo do produto final. Isso vem fazendo com que o produtores se qualifiquem e se especializem, o que resulta em uma produção com cada vez mais qualidade”.
Entre os números da produção anual, Fritsch destaca os 40 mil litros de suco, 20 mil quilos de geleia, cerca de 70 toneladas de arroz e mais 70 toneladas de feijão com 60 e vinte toneladas de farinhas.
Crescimento da demanda
O crescimento da produção vem acompanhando o aumento dos consumidores por produtos orgânicos.
“Nos últimos dez anos, os consumidores vêm sendo mais conscientes. Mais consumidores de produtos orgânicos têm mais informações.”, diz Fritsch.
Segundo ele, a pandemia também fez com que as pessoas tivessem maior preocupação com os alimentos consumidos.
“com o home office, a demanda por orgânicos cresceu. As pessoas começaram a ter mais tempo e olhar com mais atenção para os rótulos dos produtos, além da maior preocupação com a saúde”.
Hoje, a maior parte da comercialização da cooperativa é na região Sudeste do Brasil, mas os produtos podem ser encontrados em todos os estados brasileiros, em lojas de produtos naturais e delicatessens.
Em pesquisa recente, publicada pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), durante a Bio Brazil Fair e Biofach América Latina 2023, a Coopernatural apareceu como a quarta marca mais lembrada pelos consumidores de produtos orgânicos no Brasil.
Redação A Lavoura