Além de valorizar o local, algumas dessas espécies tornam o ambiente ainda mais bonito e acolhedor (Foto: Espécie Jasmim dos Poetas-Divulgação)
Atualmente, os pergolados, disponíveis em diferentes formatos, podendo ter desde uma estrutura de metal, madeira, até plástico ou vidro, marcam presença em vários ambientes externos.
E, para dar harmonia a essa composição, uma boa dica para torná-los mais atrativos é adicionar outros elementos como as plantas e flores, que aliam beleza e versatilidade, deixando seu projeto ainda mais completo.
Conforme avalia o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano, as plantas costumam dar um toque especial em qualquer ambiente, entretanto, nos pergolados, em especial, elas podem unir vários benefícios como: promover sombra, melhorar a temperatura, dar privacidade, além de decorar e deixar o local bem mais bonito e aconchegante.
Segundo ele, existem inúmeros tipos de plantas que podem ficar muito boas nos pergolados, mas vale sempre considerar o local onde ele se encontra e dar preferência por espécies que são mais resistentes e que se adaptam bem em diferentes condições climáticas. “Plantas trepadeiras ou arbustivas costumam ser as mais indicadas, pois são mais fáceis de ser adicionadas e conduzidas no local”, sugere.
LEIA TAMBÉM:
Dicas do especialista
Para auxiliar aqueles que pretendem decorar e deixar seu pergolado mais agradável e em harmonia, o especialista lista algumas opções. Dentre elas, ele destaca a Primavera (Bougainvillea sp.), espécie chamativa principalmente pela sua floração abundante e colorida, sendo ideal para pergolados em sol pleno.
Outra sugestão do engenheiro agrônomo é o Amor-agarradinho (Antigonon leptopus), caracterizado por ter folhas em formato de coração e flores rosas ou brancas pendulares, que caem em cascata, promovendo uma atmosfera romântica para o ambiente.
“Além das espécies citadas, temos a Roseira-trepadeira (Rosa lucieae), uma espécie arbustiva, muito elegante e resistente, a Madressilva (Lonicera japonica), que além de florescer durante os dias mais quentes, exala um aroma suave, e o Jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum), que também é uma planta perfumada e deve ser cultivada em sol pleno”, completa o especialista..