Movimentação também inclui outras datas importantes, como Primavera, Finados e Réveillon (Foto cedida pela CVH)
De um lado, o comércio varejista apresenta as flores e plantas ornamentais para a Primavera, e do outro, a produção está se preparando para as demandas das três datas mais importantes do último bimestre do ano para a floricultura nacional: Finados, Natal e Réveillon.
Nesse sentido, a Cooperativa Veiling Holambra realiza, nos dias 12 e 13 de setembro, mais uma edição do Veiling Market, feira de negócios na qual os produtores têm contato direto com compradores e esperam vender antecipadamente de 60% a 95% do que ainda está no campo para o mercado atacadista.
Floriculturas, garden centers, centrais de abastecimento, supermercados e pontos de venda em geral estão oferecendo produtos para a Primavera, que começa no dia 22 de setembro. Já os produtores, estão negociando flores e plantas ornamentais que chegarão ao consumidor final nos dois últimos meses do ano.
Entre as espécies que puxam a demanda, destacam os tradicionais crisântemos e kalanchoes para Finados, e, principalmente, as novidades para a decoração de Natal, como as poinsétias e tuias “com neve” e as torres de cactos e sansevierias iluminadas ou, mesmo, a rosa ”Orange Wave”, num tom de laranja bem vivo, uma das apostas para o Réveillon.
Essas negociações acontecerão fortemente nos dias nos dias 12 e 13 de setembro, durante o 28º Veiling, nas instalações da Cooperativa Veiling Holambra (CVH), quando pelo menos 144 produtores, dos 450 cooperados, esperam vender antecipadamente, ainda no cultivo, de 60% a 95% dos produtos apresentados nessa grande feira que atrai os principais atacadistas de todo o Brasil.
Na ocasião, distribuidores, centrais de abastecimento (Ceasas, Ceagesp), supermercados, gardens centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, entre outros, terão a oportunidade única do contato pessoal com os produtores, com os quais podem negociar diretamente e de forma antecipada as flores e as plantas ornamentais que estão sendo ou serão ainda cultivadas nos sítios e fazendas.
Vantagens da iniciativa
Para os produtores, o benefício é ter a sua produção já vendida antes mesmo da colheita. Para os atacadistas, a vantagem é assegurar produto e preço, principalmente para as datas especiais, quando é sempre esperado o aumento da demanda por produtos específicos.
A Cooperativa Veiling Holambra, conforme lembra o CEO Jorge Possato, se preocupa em oferecer a transparência dos negócios e a qualidade dos produtos, informando que todos eles, para serem ali comercializados, passam pelo rigor do Departamento de Qualidade que se utiliza de um Centro de Testes para avaliar a performance de cada planta, a sua durabilidade e a senescência, (processo de envelhecimento). O gerente de Qualidade da CVH, Henrique dos Santos Lopes, comenta ser baixíssimo o índice de reclamação por parte dos clientes: plantas ornamentais, 0,02%; flor de vaso, 0,06%; e, flor de corte, 0,20%.
Vendas antecipadas
Uma das produtoras animadas com a feira é Maria Liduina Domhof, diante da expectativa de realizar vendas antecipadas de 90% a 95% de toda a sua produção de crisântemos para Finados e 70% do plantio de cúrcuma para o Natal.
“Ao conhecer pessoalmente e fazer contato direto com nossos compradores nesta feira – decoradores, floristas e atacadistas, na maioria –, temos a oportunidade de realizar uma venda mais personalizada”, esclarece Maria. Atualmente, o Rancho Raízes, de sua propriedade, produz crisântemos em vasos 11, 13 e 15, e cúrcuma no vaso 15, nas cores branco, creme e rosa. Os crisântemos são produzidos nas cores amarela, rosa, branca, laranja, roxa, creme e verde.
Lançamentos prometem
Entre as novidades para o Natal de 2024 estão as poinsétias e as tuias – Holandesas e Strickita – “nevadas”. Matheus Hermanus Barbosa Walravens, do Sítio Flor & Ser, é um dos produtores de poinsétias vermelhas da coleção “Neve”, preparadas pela empresa Make-up (que realiza um processo de maquiagem nas flores e plantas, sem prejudicá-las ou interferir em seu ciclo de vida).
“Pretendemos limitar a venda em 75% do plantio durante o Veiling Market. Sempre praticamos esse percentual, porque preferimos aguardar o desenvolvimento de todos os lotes para ter segurança e certeza da entrega. Mais para frente, venderemos o complemento”, explica Walravens.
A Naturayo traz, como novidade, sansevierias em “Torres Trançadas” nos potes 15, 20 e 30 para o Natal de 2024. “As plantas são vendidas já decoradas e prontas para brilhar e fazer o Natal de nossos consumidores mais bonito e elegante. No evento, acredito que vamos comercializar 60% da nossa produção com antecedência”, estima o produtor Thomas Reeves.
Enanto o Grupo Swart ,destaca o lançamento da rosa da variedade Orange Wave, que chega em um tom de laranja bem vivo, a Poliagri Flores e Plantas apresentará orquídeas da variedade Cattleya e um mix de plantas pendentes na cuia 21.
A Flora Fujimaki vai divulgar seus lisianthus, a Begônia Venosa e as dahlias, todos em vaso e em uma variedade de cores. “Para o Natal e Ano Novo, as begônias, tanto flor quanto as Beleafs (folhagens, têm um mercado bem diversificado, seja para presentear ou para a decoração, principalmente dos shoppings centers”, diz Mareo Fujimaki.
A Magna Flora focará no Cróton Nectarine que, apesar de apresentar as cores mais tradicionais dos crótons (vermelho, laranja, amarelo e verde) tem os tons vibrantes e um formato de folha diferente, mais arredondada, podendo chegar a um palmo de diâmetro. As folhas têm nervuras bem-marcadas, com o centro verde escuro e bordas coloridas, passando do laranja, para vermelho, rosado, até o amarelo nas folhas mais jovens.
A nervura central tem um leve prolongamento, sendo que em algumas pode ocorrer o fenômeno chamado “mother and daughter”, quando há mais uma pequena folha à ponta desse prolongamento. Apesar de estarem associados ao jardim, crótons podem ser cultivados em vasos, dentro de casa, desde que recebam uma grande quantidade de luz durante algumas horas do dia. A ideia é utilizá-los para colorir os jardins.