Em Holambra, SP, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da AL, espera atrair 240 mil visitantes
A 39ª edição da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, será realizada de 2 a 25 de setembro, em Holambra, no interior de São Paulo. Os organizadores esperam que o evento movimente cerca de R$ 200 milhões, em diversos segmentos, na economia municípios situados em um raio de 180 quilômetros do parque.
A edição deste ano marca a retomada do evento, suspenso nos últimos dois anos em razão da pandemia da covid-19. A exposição será realizada de sexta-feira a domingo, das 9h00 às 19h00, de 2 a 25 de setembro, em um parque de 250 mil m², e deve receber 240 mil visitantes de todo o Brasil.
A Expoflora dá as boas-vindas à primavera e apresenta ao público as flores e plantas ornamentais. O público também poderá conhecer mais de 30 novidades em flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores, que usam o evento como vitrine para lançar as novas variedades no mercado, ditando as tendências no paisagismo e na decoração, ao mesmo tempo em que avaliam a aceitação dos produtos pelo consumidor.
Atrações e lançamentos
Entre as atrações fixas, o evento apresenta a Exposição de Arranjos Florais, destacando a importância da natureza nas celebrações, nas comemorações e na integração com o homem. São mais de 200 mil hastes de flores de corte e plantas, além de 75 mil vasos utilizados na forma de criativos arranjos florais para compor toda a exposição, elaborada pela equipe do casal de artistas florais Jean Willen e Jessica Droot.
Na Expoflora, as flores e plantas podem ser admiradas nos jardins do parque, na Exposição de Arranjos Florais, na Mostra de Paisagismo e Decoração, nos carros alegóricos da Parada das Flores, penduradas nas árvores, decorando as mesas dos restaurantes, no Shopping das Flores, enfim, em cada canto desta grande festa colorida.
Nesta edição, ocorrerá a Mostra de Paisagismo e Decoração, na qual paisagistas, arquitetos, decoradores e engenheiros agrônomos, entre outros profissionais, se inspiraram nas origens da natureza e do homem ao colocar todo o seu talento e imaginação na criação de 18 ambientes.
Na busca pelas origens, os profissionais resgataram histórias e memórias individuais ou familiares, conectando-as à natureza e à vida, criando ambientes de bem-estar a partir da utilização de plantas e flores que purificam o ar, contribuem para curas, atraem pássaros, acalmam a alma e alegram os olhos.
Parada das Flores
Outra atração é a Parada das Flores. Sempre às 16h00, três carros alegóricos decorados com muitas flores pela artista floral Stans Scheltinga, conduzem o público pelo parque até o local onde é realizada a Chuva de Pétalas, um dos atrativos que mais emocionam os visitantes da Expoflora.
A cada espetáculo, voam sobre o público 150 quilos de pétalas coloridas, que correspondem a 800 dúzias ou 18 mil botões de rosas despetalados um a um. Em 15 dias de evento, são cerca de 270 mil botões de rosas. As flores são fornecidas por 25 produtores de Holambra e guardadas em uma câmara fria especial para que as pétalas não murchem.
Passeio turístico
Boa opção para os visitantes é o passeio turístico, que consiste em um city tour pela cidade de Holambra e visita ao Magic Garden Holambra, um local onde os turistas caminham por entre os campos de flores, como o de girassóis e o de lavandas.
Durante a Expoflora, o Museu Histórico-cultural de Holambra é integrado ao parque para também ser visitado pelos turistas. Ali, é guardada toda a história da imigração e da formação da colônia holandesa no Brasil. Seu acervo conta com cerca de duas mil fotos e utensílios trazidos ou utilizados pelos primeiros imigrantes.
Ao lado do Museu, os turistas podem conhecer réplicas das casas de pau a pique e de alvenaria mobiliadas, como eram habitadas pelos pioneiros, além de uma exposição de maquinários e de tratores antigos. A novidade é o primeiro Klok digital da Cooperativa Veiling Holambra, o relógio que comanda o sistema de leilão reverso, modelo importado da Holanda para a comercialização de flores e plantas ornamentais.