Para os “Pais de plantas” que já estão programando viagens de verão, separamos dicas preciosas de como manter os cuidados das suas “filhas” em dia durante o período de ausência
Com a chegada do verão, pausa nas atividades, estamos nos aproximando da alta temporada de viagens e do carnaval, um período que costuma ser escolhido por muitos para tirar as merecidas férias.
Para quem tem animal de estimação, dependendo de para onde vai viajar, é possível levá-los junto, ou caso não seja possível, ainda existem alternativas, como os “hotéis para pets”. Mas e para os “pais de plantas”? Como garantir que tudo ficará bem com elas no período em que estiver ausente?
Uma das principais preocupações das pessoas que cultivam plantas em casa é em relação a hidratação delas, pois apesar de algumas espécies serem mais resistentes que outras, a falta de rega pode acabar comprometendo-as. A boa notícia é que já existem alternativas que podem garantir que elas recebam a quantidade de água necessária para se manter durante este período das férias.
O Agrônomo da Forth Jardim, João Pedro Moura Leal, separou algumas dicas de como manter os cuidados em dia:
1.Garrafa pet com água, de cabeça para baixo:
Sendo uma das alternativas mais simples, consiste basicamente em deixar uma garrafa pet com água, virada de cabeça para baixo dentro do vaso, de uma forma que vá “gotejando” para que o solo se mantenha sempre com a umidade necessária.
Algumas pessoas apenas fazem um furo na tampa para que a água vá caindo aos poucos, mas também é possível encontrar facilmente em lojas online ou home & gardens, os “pet gotas”.
Trata-se de um tipo de peça que pode ser encaixada nas garrafas, que inclusive permite fazer os ajustes necessários, considerando o tamanho do vaso e a espécie da planta, para que recebe a quantidade de água adequada.
2.Irrigação por “inundação”
Se você tem vasos pequenos, uma outra técnica que também pode ser indicada é:
– Pegar uma bacia bem grande, colocar os vasos dentro dela;
– Enchê-la com água até mais ou menos a metade da altura do vaso, ou antes que ele comece a boiar.
Desta forma a terra vai absorvendo umidade pelo fundo do vaso e por consequência ele vai se mantendo hidratado.
3.Irrigação por capilaridade
Esta técnica visa transportar a água de um recipiente para o vaso, com auxílio de barbantes.
Para isso é necessário pegar vários barbantes, de forma separada ou agrupada, deixando uma ponta dentro do recipiente com água e a(as) outra(s) ponta(s) enterradas no vaso desejado, ao redor da planta ou em um único ponto.
A água vai ser transportada por um processo conhecido como capilaridade, este manejo é o mesmo utilizado em vasos auto irrigáveis.
4.Tirar as plantas do sol:
Caso não tenha um sistema de irrigação automatizado, ou até mesmo para não correr o risco de que mesmo a sua planta recebendo água ela não sofra com a desidratação, não deixe suas plantas totalmente expostas ao sol.
O ideal é mantê-las em um local claro, mas onde são receba a luz solar diretamente, pois mesmo que você tenha por exemplo deixado uma garrafa pet para ir fazendo a irrigação, se ela recebe muito sol há o risco de que a água que você deixou para mantê-la ao longo de toda a sua viagem, se evapore no solo rapidamente.
5. Gel para plantio:
Há também alguns produtos específicos que podem ajudar, que é o caso do “gel para plantio” que serve para alimentar a reserva de água para as plantas. Depois de hidratado ele vai liberando água conforme o solo vai secando, o que reduz em até 50% a necessidade de hidratação da planta.
O gel inclusive é uma boa alternativa não só para quem vai viajar, mas também para o dia a dia, podendo ser usado desde a fase de plantio, até nos vasos que já estão bem desenvolvidos.
O modo de utilização é simples, basta hidratar o gel em água (considerando uma proporção de 5g do produto, o que corresponde mais ou menos a 2 colheres de café, para cada litro de água) e aguardar cerca 20 minutos para que ele chegue na consistência necessária.
No caso de utilizá-lo no plantio, basta espalhar no fundo da cova/vasos a solução e fazer o plantio. Já na aplicação em vasos prontos, é preciso fazer 4 furações ao redor da planta com no mínimo 20cm de profundidade, preencher com a solução e tapar os furos com terra.
É importante não deixar o produto hidratado exposto ao sol e nem o aplicar em superfície, a solução deve ser sempre enterrada. Além disso, não é recomendável aplicar ele sem hidratar antes. O gel também pode ser encontrado em floriculturas e home & gardens.