A DSM, detentora da marca Tortuga® e maior indústria de suplementos nutricionais para animais no Brasil, acaba de fechar parceria com a Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem a alimentação e a produtividade do gado. A Embrapa Gado de Leite, de Coronel Pacheco (MG), foi escolhida para ser o Centro Experimental de Gado de Leite da DSM para a América Latina.
O contrato no valor de R$ 1,8 milhão inclui diversas ações em parceria, entre elas: estágio com foco em pecuária de leite sediado na Embrapa com supervisão e seleção da DSM, de modo a formar profissionais com diferencial em manejo e nutrição; realização de Diasde Campo, Workshop e treinamento, com foco no produtor rural e técnicos do setor; participação da DSM no “Ideas for Milk” – desafio de startups do agronegócio do leite – como empresa apoiadora e julgadora do evento; e presença de pesquisadores da Embrapa como palestrantes e provedores de conteúdo em eventos organizados pela Royal DSM, empresa global de ciências, “purpose-led” e atuante em nutrição, saúde e vida sustentável..
O projeto conjunto, além disso, conta com tecnologia aplicada no campo através da utilização do “GepLeite”, ferramenta desenvolvida pela Embrapa para gestão de propriedades leiteiras, em cooperativas parceiras da DSM, melhorando a gestão do produtor e a rentabilidade.
Em contrapartida, o rebanho da fazenda escolhida como centro experimental será suplementado com os produtos da marca Tortuga®, especificamente da linha Bovigold®, referência em suplementos nutricionais para bovinos de leite, servindo como case para os clientes da companhia que farão visitas técnicas ao local comprovando a melhoria da produtividade do gado.
“A DSM acredita na colaboração entre indústria e centros de pesquisas como meio de impulsionar prosperidade econômica e avanços sociais, sem abandonar os valores sustentáveis. Nesse sentido, a parceria com a Embrapa pretende gerar frutos positivos para o mercado leiteiro”, afirma Ariel Maffi, vice-presidente de ruminantes Brasil.
Para Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, o convênio marca um momento importante na história do setor. “A inovação na produção somente é alcançada em sua totalidade quando o conhecimento científico é aplicado a campo na forma de produto e de boas-práticas. Os produtores de leite do Brasil só têm a ganhar com essa parceria com a DSM que possibilita a consolidação da transferência de conhecimento científico diretamente para o mercado”, observa Paulo Martins.