Criado por uma startup do município de Independência (RS), um tratador móvel de animais acaba de conquistar a premiação na categoria Melhor Pitch Inovação do 1º Prêmio IEITEC (Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica), durante evento realizado no dia 18 de dezembro de 2018.
Desenvolvido pela Tryber Tecnologia, o cocho móvel – usado para suplementação alimentar do gado – possui capacidade própria de armazenamento de ração ou grãos. Com boa aceitação no mercado, o equipamento proporciona economia significativa ao, praticamente, eliminar a perda de alimentos, otimizar a mão de obra e o frete, além de acelerar o ganho de peso dos rebanhos.
A empresa concorreu com outras 21 startups que participam do programa de incubação empresarial no IEITEC. O prêmio objetivou reconhecer as empresas incubadas que se destacaram no ano de 2018. Os avaliadores levaram em consideração o grau de inovação, a maturidade da solução e o potencial de mercado.
Versões do equipamento
Patenteado pela Tryber, o cocho móvel conta com duas versões: um, de dez metros cúbicos e outro, de cinco metros cúbicos de capacidade de reservatório. O maior comporta seis toneladas de ração ou oito toneladas de grãos inteiros que, em um compartimento fechado, ficam protegidos do ambiente externo, sem contato com as seções onde os animais se alimentam.
O abastecimento é automático, por gravidade, nos 20 metros lineares de cocho (modelo de 10 m³). O alimento é disponibilizado aos animais conforme a demanda, evitando, assim, que deteriore por contato com saliva. Também é protegido da chuva ou sol pela sua cobertura superior.
O abastecimento do tratador, dessa forma, pode ser realizado uma única vez em períodos que chegam a três semanas, enquanto que, em cochos fixos, deve ocorrer três vezes ao dia.
Vantagens do tratador
Por ser móvel e ter capacidade de armazenamento, o cocho da Tryber pode ser deslocado até o campo e lá, abastecido por caminhão, big bag ou carreta graneleira.
“O equipamento é capaz de armazenar oito toneladas, mais da metade do que um caminhão truck carregado de milho transporta”, informa Evandro Michael, diretor industrial da startup.
A mobilidade também atende às necessidades de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), sistema de manejo que vem representando uma revolução no campo.
“Como o tratador pode ser deslocado, permite que a terra tenha diferentes usos ao longo do ano”, comenta Michael.
Sobre a premiação
Gerente-executiva do Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica, Daniela Lima diz que “o prêmio é o reconhecimento da atuação da Tryber Tecnologia, em 2018, como empresa inovadora no segmento de equipamentos para o agronegócio”.
O IEITEC é uma instituição privada sem fins lucrativos, que possui uma incubadora de empresas de base tecnológica e negócios de impacto, com atuação multissetorial, reconhecida nacionalmente como um Centro de Referência para Apoio de Novos Empreendimentos (Cerne).
Diretor-geral da Tryber Tecnologia, Daniel Zacher diz que o prêmio é um estímulo adicional para que toda a equipe da startup siga em seu desafio diário de desenvolver soluções para os setores agropecuário e industrial, com projeto e fabricação 100% brasileiros de qualidade internacional.
“Ao recebermos esta distinção de uma tradicional incubadora de base industrial, que é o IEITEC, queremos destacar a importância das jovens empresas nacionais utilizarem sua energia criativa na solução de problemas do cotidiano, como foi neste caso, o tratador de animais móvel”, afirma o executivo.