Única produtora de leite de búfala orgânico no estado do Rio de Janeiro, propriedade rural abre suas porteiras para pessoas que buscam contato com a natureza.
Propriedades no campo com arquiteturas rústicas e antigas, acervos históricos, hortas orgânicas e animais circulando bem próximo dos visitantes fazem parte do cenário de muitas fazendas agroecológicas espalhadas pelo brasil. Atentos às necessidades das pessoas que querem dar uma “escapadinha” do corre-corre das grandes cidades, além da produção agropecuária, os donos desses espaços têm investido no turismo rural.
É o caso da arquiteta Josefina Durini, proprietária da Fazenda Alliança Agroecológica, no município de Barra do Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro. única da região e uma das poucas do Brasil, a propriedade investe na produção de leite de búfala orgânico, mas também no turismo.
“Somos uma das poucas fazendas produtivas que recebem turistas. As refeições deles, por exemplo, são todas feitas com nossa produção orgânica”, informa Josefina que, ao lado do marido, comprou a fazenda abandonada, há quase uma década.
Naquela ocasião, ela teve de começar praticamente do zero: “Começamos melhorando os solos, remineralizando, colocando cercas etc. Tive de restaurar a sede e construir a ordenha, os apriscos, entre outros”.
A fazenda está localizada no entorno do Parque Estadual da Serra da Concórdia, que está inserido no domínio da Mata Atlântica, situada no médio vale do Paraíba do Sul, entre as elevações da Serra da Mantiqueira, a noroeste, e da Serra do Mar, no lado oposto. Por causa de sua proximidade e pelo trabalho de preservação que vem desenvolvendo, a Fazenda Alliança faz parte da mesma biosfera da Mata Atlântica que a reserva.
Produção orgânica
Devidamente certificada há seis anos, pela Ecocert, como produtora de alimentos orgânicos, o turismo rural é uma atividade muito recente. Por isso, ainda é cedo para quantificar. “Geralmente, recebemos pessoas mais velhas ou famílias que vêm em busca de lugares calmos e do contato com a natureza.”
“Estamos situados em uma área de turismo histórico. Nosso grande valor agregado é a produção agroecológica, que o visitante pode conhecer e se deleitar com nossa gastronomia feita com nossa matéria-prima orgânica”.
Experiência do passado e do presente
A Fazenda Alliança proporciona ao turista uma experiência do passado e do presente por meio de seus múltiplos sentidos:
- Observação das búfalas;
- vida silvestre dentro de uma natureza preservada;
- Degustação dos produtos orgânicos da fazenda;
- Beleza dos interiores e a restauração efetuada durante quatro anos, reutilizando, na maioria das vezes, materiais existentes na propriedade rural;
- Cheiros que vêm da horta e do pomar histórico com a exalação do odor de cravo-da-índia vindo das árvores centenárias e a experimentação do toque das árvores com frutos;
- Observação dos antigos maquinários na tulha, dos troncos das árvores, as cantarias e as madeiras centenárias;
- A sede datada de 1882, o circuito de café e a produção agropecuária agroecológica são instrumentos de educação do ponto de vista histórico, social, econômico e ambiental.
As construções agrícolas e pecuárias – como canteiros da horta, ordenha das búfalas, aprisco dos carneiros, galinheiro, além de outras – foram construídas utilizando material reciclado, como madeira plástica de pet, telhas de Tetrapack e materiais renováveis, como o bambu da própria fazenda.
A unidade ainda conta com um antigo pomar cultivado com árvores exóticas e matas conservadas. O café sombreado na mata é remanescente do século 19.
A Fazenda Alliança tem também um espaço de memória do café com museografia atual e local para realização de eventos, além de um circuito da chegada do café preservado e original, desde a sua construção, também no século 19.
Serviço
Para agendar visitas à Fazenda Alliança Agroecológica, envie um e-mail para contato@fazendaallianca.com.br ou entre em contato pelos telefones (21) 2266-0567, 7892-9499 e (24) 98108-8474. Acesse ainda o site: www.fazendaallianca.com.br.
Marjorie Avelar