Relatório GCP Snapshot 2021, da Global Coffee Platform, mostra o desempenho das oito maiores torrefadores e varejistas do setor
Um novo relatório, GCP Snapshot 2021, da Global Coffee Platform (GCP), divulgado na semana passada, recentemente, revelou um crescimento nas compras de café sustentável de oito dos principais torrefadores e varejistas do setor. O GCP Snapshot 2021 é o resultado de uma abordagem transparente e pré-competitiva das empresas participantes, representando um compromisso de enfrentar coletivamente os desafios da sustentabilidade do café.
A publicação fornece informações sobre as compras sustentáveis de café da JDE Peet’s, Melitta Group, Keurig Dr Pepper, Nestlé, Strauss Coffee, SUPRACAFÉ, Tesco e Westrock Coffee, os quais se comprometeram a divulgar seu progresso de fornecimento responsável usando métricas alinhadas e comparáveis.
“Nos últimos quatro anos, o Relatório Coletivo de Compras Sustentáveis de Café de proeminentes empresas de café no Snapshot do GCP forneceu informações transparentes mostrando ao setor como o aumento das compras de café sustentável está expandindo o mercado global de cafés sustentáveis”, disse a diretora executiva do GCP, Annette Pensel.
“À medida que os ambientes regulatórios, financeiros e de relatórios continuam a evoluir, os parceiros do GCP Snapshot estão fornecendo liderança, ações e impacto substanciais para promover o aumento da produção e do consumo de cafés sustentáveis em todo o mundo”, completou.
O documento divulgado este ano é o resultado dos esforços em expansão do Relatório Coletivo do GCP, que incluiu novos membros participantes do GCP, novos recursos de relatórios e uma expansão dos esquemas de sustentabilidade elegíveis para relatórios usando o Código de Base do Café do GCP como referência.
Esquemas incluídos
Os seguintes esquemas de sustentabilidade reconhecidos pelo GCP foram incluídos para relatórios de volumes de 2021: Esquemas de terceiros: 4C, Certifica Minas, Fairtrade, Rainforest Alliance/UTZ, Starbucks’ CAFE Practices e Esquemas de 2ª Parte: SMS da Ecom, Enveritas Gold, Enveritas Green, Nespresso AAA, AtSource Entry Verified da ofi e AtSource Plus; LIFT por Mercon, Neumann’s NKG Bloom.
Os destaques do GCP Snapshot incluem dados sobre a crescente parcela de compras de café sustentável, conforme relatado pelos membros do GCP para 2021, chegando a 1.254.141 MT, o equivalente a 55% do total de café verde recebido, um aumento relativo de 29% em relação a 2020.
O relatório também apresenta o detalhamento das compras por empresa participante, bem como uma matéria sobre as compras sustentáveis de café das empresas de acordo com as regiões de abastecimento. Além disso, oferece informações sobre a diversidade de origem (compras de café sustentável recebidas de 33 países produtores de café) e as parcelas de café sustentável adquiridos de acordo com diferentes esquemas de sustentabilidade reconhecidos pelo GCP.
“Enquanto um trabalho importante está em andamento, esforços individuais e colaborativos ainda mais ousados são necessários para alcançar uma mudança transformacional que resulte na viabilidade econômica da cafeicultura sustentável e uma renda vital para produtores e trabalhadores, preservando a natureza e abordando as mudanças climáticas de forma eficaz”, analisou Annette. “Estamos empolgados com o progresso e esperamos receber mais torrefadores e varejistas relatando no próximo GCP Snapshot.”