O manejo adequado do sistema solo x planta x animal, associado a uma suplementação alimentar do rebanho, possibilita ao país dobrar a taxa de ocupação nas pastagens de 1 para 2 Unidades Animais (UA) por hectare, sem necessidade de aumentar a área de pastagem nem derrubar uma única árvore. É o que afirma o diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), Marcos Sampaio Baruselli.
“É possível dobrar a taxa de lotação de forma sustentável e ambientalmente correta, como já pode ser observado em um grande número de propriedades rurais”, afirma o diretor do CBNA, admitindo, no entanto, que muito ainda precisa ser feito para atingir o correto uso de tecnologias na pecuária de corte no Brasil. Segundo ele, a base tecnológica da pecuária de corte sustentável vem crescendo significativamente nos estados brasileiros com vocação pecuária.
As tecnologias e soluções mais avançadas e inovadoras para a pecuária de corte serão apresentadas no XI Congresso Sobre Manejo e Nutrição de Bovinos, que o CBNA realizará em Campinas (SP), nos dias 27 e 28 de novembro próximo.
Mais informações pelo e-mail cbna@lexxa.com.br.