Aminoácido auxilia no funcionamento do músculo do coração, na visão e na reprodução dos pets
Diferentemente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a taurina, um aminoácido resultante da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6. A taurina atua na formação dos sais biliares e da retina, bem como no funcionamento desta última. Deste modo, sua deficiência pode causar degeneração da retina e até cegueira.
Encontrada naturalmente nas proteínas animais, os alimentos industrializados para gatos devem conter taurina como ingrediente, devido à sua importância. Muitos desses produtos contêm proteínas animais de alta qualidade provenientes, por exemplo, de frango e ovelha. “São carnes nobres, que oferecem boa digestibilidade e muitos nutrientes”, afirmou o médico veterinário Manoel Valim. Além da suplementação de taurina, a formulação destes produtos visa promover saúde, longevidade e qualidade de vida ao gato.
Ao contrário de outros aminoácidos, a taurina é encontrada livre nos tecidos do corpo, como o coração e os olhos, e não é incorporada nas proteínas. “A maioria dos mamíferos – inclusive os humanos – produz a taurina. No entanto, os gatos não podem produzi-la em quantidade suficiente. Para satisfazer esse requisito, os gatos são carnívoros, pois a taurina é encontrada exclusivamente em proteínas animais”, explicou Valim. Daí nota-se a importância de uma dieta equilibrada, com alimentos enriquecidos com taurina para fornecer níveis ótimos ao animal.
Problemas de saúde
Com dietas pobres ou sem taurina, os gatos apresentam graves problemas de saúde em alguns meses. “Como a taurina é essencial para o desenvolvimento e funcionamento corretos das células da retina, sua insuficiência causa uma degeneração retiniana central em felinos, ou seja, as células da retina não funcionarão adequadamente e poderão morrer, causando visão debilitada e até cegueira”, afirmou Valim.
Outro problema comum em gatos com dietas pobres em taurina são as doenças do coração. “A deficiência deste nutriente causa enfraquecimento das células do músculo do coração, podendo causar parada cardíaca, que chamamos de cardiomiopatia dilatada. Ela pode ser fatal”, advertiu o médico veterinário.
Gestação e lactação
Gatas em gestação e lactação, assim como os filhotes, também precisam de um suprimento satisfatório de taurina para garantir o desenvolvimento estrutural correto. Por isso, já existem no mercado produtos que podem substituir o leite materno em pó para recém-nascido, enriquecido com taurina e vitaminas A e D, além de outras vitaminas e sais minerais essenciais para o bom desenvolvimento dos filhotes.