Empresa conquista mercado de alimentos focando em consumidores intolerantes ao glúten e lactose
A Vitalin, parceira da Rede OrganicsNet, atua no mercado de alimentos desde 2006, levando produtos que proporcionam bem-estar e qualidade de vida aos seus consumidores. Segundo Alline Shüncke, nutricionista e analista de marketing da empresa, “um dos principais objetivos da marca é contribuir com o enriquecimento do cardápio dos brasileiros com alimentos nutritivos e funcionais, auxiliando na conquista de uma vida saudável.”
Nicho de mercado
Os produtos da marca foram desenvolvidos depois de observar a dificuldade dos consumidores em encontrar alimentos isentos de glúten e lactose. Sendo assim, a estratégia da empresa foi voltada para atender a esse mercado, mas com o compromisso de que estes produtos também fossem saborosos e com alto valor nutritivo. No Brasil, cerca de 80 milhões de pessoas têm alguma intolerância à lactose e quase 4 milhões são celíacas, portadoras da doença relacionada à intolerância ao glúten.
Linhas de produção
A Vitalin comercializa três tipos de alimentos: integrais, orgânicos e os sem glúten. “Hoje, os produtos orgânicos representam 57% do faturamento, a linha integral representa 19,5% e a família sem glúten completa o quadro com 23,5%”, explica Alline Shüncke.
Os produtos da marca são comercializados em mercados de todo o Brasil, lojas de produtos naturais e pela internet. A empresa trabalha através de representantes e de distribuidores. “Os trabalhos do dia se iniciam com a linha orgânica, e caso seja necessário produzir ainda no mesmo dia, partimos para a linha integral, separando, assim, uma da outra. Esse cuidado existe para que os alimentos orgânicos não sejam contaminados”, afirma a analista. A empresa é certificada pela IB D – Instituto Biodinâmico.
Controle de qualidade
Os ingredientes utilizados na produção são obtidos através de fornecedores qualificados, que possuem fidelização com a Vitalin. Frequentemente, são enviados funcionários para visitar os fornecedores, e todos os produtos passam por uma especificação de qualidade. Alline lembra que, “em alguns casos, são exigidas análises e o produto só é aceito mediante garantia da qualidade. Para os produtos orgânicos, existe ainda o atestado do fornecedor, o que garante a certificação desde o fornecimento do produto”.
Crescimento
Em relação ao crescimento da empresa e o aumento do seu mercado orgânico, ela é otimista. “A Vitalin vem crescendo continuamente ao longo dos anos, e a expectativa é de continuar crescendo. Em 2014, finalizamos a construção do novo parque fabril, triplicando a área da empresa. Nesse mesmo ano, tivemos o crescimento de 20% no faturamento e o lançamento, na linha orgânica, da Farinha de Chia e da Linhaça dourada. A Vitalin investe no nicho orgânico, e seu maior objetivo é trabalhar com produtos inovadores”, conclui.
Mídias sociais
De acordo com Alline, esse crescimento se torna mais possível com o auxílio das redes sociais. “As mídias sociais contribuem para deixar a marca presente no dia a dia das pessoas que buscam uma alimentação saudável e rica nutricionalmente, além de possibilitar o compartilhamento de dicas de alimentação com os nossos consumidores”. A empresa ainda utiliza as redes sociais para se comunicar diretamente com seus distribuidores e representantes pelo Brasil.