A partir de agora, a Embrapa Cerrados conta com os experimentos do projeto Aquaripária, que testa os métodos de restauração ecológica de zonas ripárias (matas ciliares e de galeria) e busca propor alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do bioma Cerrado.
Esses experimentos foram plantados com espécies nativas usando diversos métodos de restauração ecológica e instalados nas cabeceiras das bacias dos rios São Francisco e Paraná.
De acordo com a coordenadora do projeto, Lidiamar Albuquerque, pesquisadora da Embrapa Cerrados, a metodologia aplicada nessas áreas poderá ser replicada e servir de base para outros projetos.
Segundo ela, os estudos nesses locais vão desde o processo de recuperação das matas ripárias, até sua influência na qualidade das águas dos rios. “Nosso objetivo é propor métodos mais viáveis economicamente e que permitam melhorar a saúde dos ecossistemas aquáticos e terrestres e de sua biodiversidade”, explicou.
Segundo a pesquisadora, a expectativa futura da ação é a criação de um programa de recuperação continuada nas bacias hidrográficas estudadas, com a meta de usar essas metodologias em larga escala. “Esse projeto é muito representativo quando tratado como conhecimento científico para a estratégia de recomposição, recuperação e restauração de nossos ecossistemas. Por meio dele, esperamos subsidiar os comitês gestores sobre estratégias de conservação das matas ripárias nas bacias hidrográficas brasileiras”, explica.
O projeto
Iniciado em janeiro de 2010, o projeto Aquaripária é desenvolvido pela Embrapa Cerrados em parceira com o Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (UnB). As matas ripárias são importantes tanto para a conservação da qualidade da água, quanto para a preservação da biodiversidade aquática e terrestre.
As principais causas de degradação dessas matas são o desmatamento vinculado às ações de agricultores, pecuaristas, mineradores e madeireiros, assim como a expansão das áreas urbanas, a extração de areias nos rios, instalação dos empreendimentos turísticos mal planejados, dentre outras.