Um grupo de empreendedores mineiros do setor de frigoríficos já iniciou contatos com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para participar do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a coordenação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O anúncio foi feito pelo secretário Zé Silva, após encontro com dirigentes da Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal (Afrig).
Durante o encontro, o presidente da Afrig, Sílvio Silveira, e o vice-presidente da entidade, Cláudio Ney de Faria Maia, confirmaram que os empresários do setor têm demonstrado interesse em fazer parceria com o Estado para o desenvolvimento do Profrig.
Anunciado no final de março pelo governador Antonio Anastasia no evento de lançamento da Agenda Estratégica Desenvolvimento Sustentável da Agricultura de Minas Gerais 2014-2030, o programa pretende ampliar o abastecimento de carnes inspecionadas, principalmente nos pequenos municípios.
Por meio do Profrig, será estimulada inicialmente a criação no Estado de cerca de 20 frigoríficos capacitados para o abate inspecionado de bovinos, suínos, caprinos e ovinos. “Estamos avaliando as propostas e informando aos interessados as necessidades para a instalação dos empreendimentos”, disse Zé Silva. Uma das possibilidades criação de novos frigoríficos no Estado é o consórcio entre municípios. Outra alternativa é a parceria público-privada (PPP).