Com um faturamento em torno de R$ 1,5 bilhão, em 2012, dos quais 1/3 representado pelas exportações, segundo estimativas do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o setor de produtos orgânicos no Brasil vem crescendo de forma significativa, atendendo à demanda dos consumidores por produtos saudáveis e seguros.
Produtos inovadores
O mercado nacional vem crescendo na medida em que o processo de regulamentação, realizado em 2011, se consolida. Há um substancial aumento de investimentos no setor, novas empresas e lançamentos de produtos inovadores com alto valor agregado, distanciando da imagem de um segmento exclusivamente de frutas, legumes e verduras.
Com a perspectiva dos grandes eventos esportivos nos próximos anos, incluindo a Copa do Mundo, que será orgânica, o mercado deve aquecer ainda mais, já que atividades esportivas são temas diretamente ligados às questões de saúde e bem-estar.
Segundo Ming Liu, coordenador executivo de projetos do IPD Orgânicos, a expectativa é que até 2014 a produção orgânica no Brasil possa atingir faturamento de R$ 2 bilhões. “Essa é uma tendência que já havíamos identificado, na medida em que o processo regulatório se consolida.
Nos mercados dos Estados Unidos, Ásia e Europa houve esse processo, e, com a globalização, chegou ao Brasil”, explica Ming Liu.
BioBrazil Fair | BioFach América Latina
Há nove anos, a BioBrazil Fair | BioFach – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia – contribui para o desenvolvimento do setor ao reunir produtores, processadores, compradores e público consumidor num único evento. É a maior feira de negócios aberta também ao consumidor final no Brasil e, neste ano, está reunindo 120 empresas expositoras numa área de 7 mil m² do pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 27 a 30 de junho.
Novidade
A grande novidade deste ano é a parceria com a NürnbergMesse, promotora alemã da BioFach, maior evento de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a união, a BioBrazil Fair | BioFach América Latina passa a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas aos orgânicos e amplia as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores do mundo todo.