Dois portos de Mato Grosso do Sul estão estruturados para o escoamento dos grãos produzidos na região. Um está localizado no município de Ladário e outro em Porto Murtinho. Evidenciando essas informações, empresários e representantes do agronegócio se reuniram na Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul), com o objetivo apresentar soluções para o gargalo logístico nas estradas, incentivando a movimentação das commodities pelas hidrovias.
De acordo com o gerente da Granel, Luiz Carlos Dresch, cada viagem de um comboio apto a transportar grãos de Ladário (MS) até a Argentina tem capacidade de carga equivalente a 30 mil toneladas, o que significaria a retirada de mil caminhões das estradas. “A vantagem seria refletida no fluxo dos portos de Santos e Paranaguá, além dos expressivos benefícios ambientais e econômicos”, enfatiza Dresch.
Potencial dos rios
O consultor da BM&F, João Pedro Cuthi Dias, reconhece o potencial de escoamento pelos rios, mas enfatiza a necessidade de uma legislação entre os países do Mercosul. “É necessário diversificar a rota dos produtos agrícolas e uma regulamentação direcionada para a logística nas hidrovias, que faça com que os países tenham regras quando transportarem seus produtos pela água”, afirma Cuthi Dias, ao considerar como “ineficiente” o acordo assinado pelos governos do Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e do Uruguai, em 1992, referente às regras de navegação.
O único produto no Mato Grosso do Sul em que se utiliza exclusivamente das hidrovias para sua exportação é o minério de ferro, que, em 2012, exportou 4,3 milhões de toneladas para os países vizinhos e, neste ano, já somam 473 mil toneladas de minério despachado pelos rios.
“Em parceria com outras instituições, planejamos um levantamento sobre as vantagens e possibilidade de escoamento de grãos pelas hidrovias do Estado, abordando, inclusive os custos com a logística. Assim que concluído o estudo, pretendemos apresentar uma nova alternativa viável de escoamento”, afirma o diretor de relações institucionais da Famasul, Rogério Beretta.